São João da Pesqueira, Portugal

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Apresentação da cidade e município de São João da Pesqueira

São João da Pesqueira é um município português localizado no distrito de Viseu,  na região norte e sub-região do Douro. É um município com 7874 habitantes, de acordo com os censos de 2011, com 266,11 km² e com 11 freguesias. São João da Pesqueira é limitado a norte pelo rio Douro e por Alijó, a nordeste por Carrazeda de Ansiães, a leste por Vila Nova de Foz Côa, a sueste por Penedono, a sul por Sernancelhe, a oeste por Tabuaço e a noroeste por Sabrosa.

As cinco freguesias do concelho de São João da Madeira são:  Castanheiro do Sul, Ervedosa do Douro, Nagoselo do Douro, Paredes da Beira, Riodades, São João da Pesqueira e Várzea de Trevões, Soutelo do Douro, Trevões e Espinhosa, Vale de Figueira, Valongo dos Azeites e Vilarouco e Pereiros.

História

Este concelho localiza-se na primeira região vinícola demarcada do mundo. O seu povoamento remonta a tempos ancestrais, sendo prova os vários vestígios arqueológicos espalhados um pouco por todo o concelho. Além disso, os palácios abrasonados, as igrejas seculares e a cultura são testemunho das diferentes épocas da história.

São João da Pesqueira recebeu o primeiro foral de Fernando Magno, entre 1055 e 1065. Posteriormente recebeu outros forais de D. Afonso Henriques, em 1110, D. Sancho em 1198, D. Fernando em 1376.

Património edificado e natural

No que ao património edificado diz respeito, destacam-se em São João da Pesqueira o Pelourinho de Soutelo do Douro, a Igreja Matriz de Santa Marinha de Trevões, o Solar da família Caiado Ferrão, o Solar do Paço Episcopal de Trevões, o Palácio de Sidrô, a Igreja Paroquial de São Bartolomeu, a Casa do Cabo e o Convento de São Francisco.

Contudo, a principal riqueza local é a beleza natural. Localizando-se no coração da Região Demarcada do Douro, o município é aquele que apresenta maior área na zona classificada em 2001 como Património Mundial. Desta forma, tem paisagens de vinha únicas, marcadas por socalcos ao longo do rio Douro.

Gastronomia

O prato mais tradicional da gastronomia de São João da Pesqueira é o cabrito assado no forno. Além disso, nas mesas da região estão também as alheiras, o bolo de Páscoa, as bolas de carne e de azeite, os biscoitos económicos de Ervedosa, a bola de amêndoa, as cavacas e o bolo negro de Soutelo do Douro. Mas, a gastronomia local tem nos vinhos do Douro o seu ex-libris.

Geminações

Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou o seguinte Protocolo de Geminação:

Brasão da cidade

SJP

O brasão da cidade é um escudo de prata, com dois sáveis a azul, contra-nadantes e ferrados a uma armação de rio, de negro e acompanhados em orla de oito azóis a vermelho. A coroa mural é de quatro torres de prata e o listel é branco com os dizeres SÃO JOÃO DA PESQUEIRA a negro.

Municípios do Distrito de Viseu

Armamar Carregal do Sal Castro Daire Cinfães Lamego
Mangualde Moimenta da Beira Mortágua Nelas Oliveira de Frades
Penalva do Castelo Penedono Resende Santa Comba Dão São João da Pesqueira
São Pedro do Sul Sátão Sernancelhe Tabuaço Tarouca
Tondela Vila Nova de Paiva Viseu Vouzela
366 Visualizações 1 Total
366 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.