Trás-os-Montes e Alto Douro

A região de Trás-os-Montes e Alto Douro, o verdadeiro “Reino Maravilhoso” tal como Miguel Torga a batizou, situa-se a norte de Portugal e corresponde aos distritos de Bragança e Vila Real. Tal como o nome indicada, a região ostenta vales profundos serpenteados por socalcos de vinhas formosas de verdadeiros néctares dos deuses, o Vinho do Porto e os vinhos do Douro.

A região presenteia-nos com paisagens naturais e tipicamente rurais de uma beleza estonteante. Trás-os-Montes é rico não só em vinhos, mas também em cereais, legumes e frutos. A produção de azeite, castanhas, mel, amêndoas e enchidos fazem parte da economia da região.

É neste cantinho no norte do país que encontramos tradições como as vindimas e o típico pisar das uvas, os passeios a burro, o chocalhar dos caretos de Podence, a dança dos pauliteiros de Miranda, a música ao som das gaitas de foles, a língua mirandesa, e obras de autores intimamente ligados à região como Miguel Torga, Guerra Junqueiro, Trindade Coelho e Camilo Castelo Branco.

A vida quotidiana não sofreu muitas alterações durante séculos e as suas vilas isoladas possuem uma beleza rústica muito própria. Os habitantes têm um modo de vida tradicional, especialmente nas cidades e vilas mais pequenas, como Miranda do Douro, com tradições muito particulares como prova o dialeto mirandês, Mogadouro, Torre de Moncorvo e Freixo de Espada à Cinta.

As celebrações do Carnaval em Trás-os-Montes são vibrantes e plenas de tradição. Os festejos prolongam-se durante os dias que antecedem a Quarta-feira de Cinzas, e incluem trajes vistosos, desfiles animados e música tradicional, atraindo visitantes de todo o mundo. Os caretos de Podence são o ex-libris do Carnaval trasmontano.

A região é constituída por 31 concelhos, integrando a totalidade do Distrito de Bragança e do Distrito de Vila Real, englobando ainda 4 concelhos do Distrito de Viseu e um concelho do Distrito da Guarda.

Distrito de Bragança: Alfândega da Fé, Bragança, Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Torre de Moncorvo, Vila Flor, Vimioso, Vinhais.

Distrito de Vila Real: Alijó, Boticas, Chaves, Mesão Frio, Mondim de Basto, Montalegre, Murça, Peso da Régua, Ribeira de Pena, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião, Valpaços, Vila Pouca de Aguiar, Vila Real.

Distrito da Guarda: Vila Nova de Foz Côa.

Distrito de Viseu: Armamar, Lamego, São João da Pesqueira, Tabuaço.

 

Região_Trás_os_Montes_e_Alto_Douro

936 Visualizações 2 Total
936 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.