Vimioso, Portugal

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Apresentação da vila e município de Vimioso

Vimioso é um município português localizado no distrito de Bragança, na região do Norte e sub-região do Alto Trás-os-Montes. É um município com 4 669 habitantes, de acordo com os censos de 2011, com 10 freguesias em 481,59 km². O município é limitado norte por Espanha (município de Alcanizes), a leste por Miranda do Douro, a sul por Mogadouro, a sudoeste por Macedo de Cavaleiros e a oeste e noroeste por Bragança.

As 10 freguesias do concelho de Vimioso são Algoso, Campo de Víboras e Uva, Argozelo, Caçarelhos e Angueira, Carção, Matela, Pinelo, Santulhão, Vale de Frades e Avelanoso e Vilar Seco.

História

Existem indícios de povoamento pré-histórico em vários locais um pouco por todo o concelho, nomeadamente castros. Tal como outros castelos da região, os castelos de Algoso e Vimioso fizeram parte da linha de defesa da fronteira oriental do reino.

Em 1492 o concelho sofreu a afluência de judeus expulsos dos reinos de Leão e Castela.

Em 1516 Vimioso foi elevada a vila por atribuição de foral do rei D. Manuel.

Património

O património do concelho é identificado pelos seguintes locais:

  • Pelourinho de Algoso
  • Castelo de Algoso
  • Igreja Paroquial de Caçarelhos
  • Capela de Santo Cristo
  • Torre de Atalaia
  • Igreja de São Vicente
  • Pelourinho de Vimioso

Gastronomia

A gastronomia tradicional de Vimioso tem ao dispor dos visitantes e dos locais o melhor fumeiro (alheira, salpicão e butelo), mas também receitas tradicionais cheias de sabor, como a caldeirada de cordeiro, o cabrito assada, o javali no pote, os peixinhos do rio, as sopas da matança e a posta de vitela mirandesa. A complementar a oferta estão os vinhos da região e as sobremesas, mas também as frutas, os queijos e os licores.

Brasão da cidade

Vimioso

O brasão da cidade é um escudo de prata, com uma pala de verde, acompanhado por seis torres de vermelho, abertas do campo, postas três de cada lado em pala. A coroa mural é de prata de quatro torres e o listel é branco com os dizeres VILA DE VIMIOSO a negro.

Municípios do Distrito de Bragança

Alfândega da Fé Bragança Carrazeda de Ansiães Freixo de Espada à Cinta Macedo de Cavaleiros
Miranda do Douro Mirandela Mogadouro Torre de Moncorvo Vila Flor
Vimioso Vinhais
100 Visualizações 1 Total
100 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.