Vinhais, Portugal

Apresentação do município de Vinhais: história, demografia, características geográficas, património natural e edificado, gastronomia e brasão

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Apresentação da cidade e município de Vinhais

Vinhais é um município português localizado no distrito de Bragança, na região do Norte e sub-região do Alto Trás-os-Montes. É um município com 9066 habitantes, de acordo com os censos de 2011, estando dividido em 26 freguesias em 694,76 km². O município é limitado a norte e a oeste por Espanha, a leste por Bragança, a sul por Macedo de Cavaleiros e Mirandela e a oeste por Valpaços e Chaves.

As 26 freguesias do concelho são Agrochão, Candedo, Celas, Curopos e Vale de Janeiro, Edral, Edrosa, Ervedosa, Moimenta e Montouto, Nunes e Ousilhão, Paçó, Penhas Juntas, Quirás e Pinheiro Novo, Rebordelo, Santalha, Sobreiró de Baixo e Alvaredos, Soeira, Fresulfe e Mofreita, Travanca e Santa Cruz, Tuizelo, Vale das Fontes, Vila Boa de Ousilhão, Vila Verde, Vilar de Lomba e São Jomil, Vilar de Ossos, Vilar de Peregrinos, Vilar Seco de Lomba e Vinhais.

História do concelho de Vinhais

A ocupação humana do território deste concelho remonta a tempos antigos, como se verifica pelos vestígios arqueológicos que se podem encontrar nesta região, como inscrições rupestres, edificações dolménicas ou fortificações castrejas.

Em meados do século XIII surge a primeira referência num documento de doação ao mosteiro leonês de São Martinho da Castanheira. Pensa-se que a primeira povoação foi construída num outeiro, nas proximidades da margem direita do rio Tuela.

Vinhais recebeu foral a 20 de maio de 1253 de D. Afonso III. O mesmo foi outorgado pelo monarca D. Manuel I a 4 de maio de 1512. No século XVII sofreu bastante com a Guerra da Restauração devido à sua localização geográfica.

Património

No que ao património do concelho diz respeito é possível destacar:

  • Pelourinho de Ervedosa
  • Gruta de Dine
  • Igreja de São Pedro 
  • Monte de Santa Comba 
  • Pelourinho de Paçó
  • Forte de Modorra 
  • Pelourinho de Vilar Seco
  • Castelo de Vinhais
  • Edifício dos antigos Condes de Vinhais
  • Igreja de São Facundo
  • Pelourinho de Vinhais
  • Casa da Corujeira
  • Conjunto da Igreja de São Francisco e Seminário dos Missionários Apostólicos

Gastronomia

A gastronomia local é rica e variada e baseia-se em produtos locais. No que às sopas diz respeito destaca-se a sopa das matanças, a sopa das malhas, a sopa das alheiras, a sopa de nabos, o caldo de cascas, o caldo à transmontana e o caldo verde. Passando às entradas/aperitivos é possível provar requeijão, salpicão, chouriço, presunto, peixinhos do rio, folar da Páscoa, pastéis de massa tenra, alcaparras e orelha no prato.

Como pratos típicos destacam-se as trutas do Tuela, os peixinhos do rio fritos, o cabrito/cordeiro à transmontana, o javali no pote, a posta à mirandesa, os grelos cozidos com linguiça e chouriço de pão, o cozido à moda de Vinhais, a vitela entrouxada com castanhas, o fígado com couve guisada, a feijoada com javali, o arroz de pato no forno, o coelho guisado no pote e as cascas com butelo. Para terminar a refeição não deixe de provar a tarte de castanha, o pudim de ovos, o pudim de castanha, o arroz doce, os sonhos de abóbora, o leite-creme, o bolo de castanha, as rabanadas, os bolinhos das clarissas e os canelões de Vinhais.

Brasão da cidade

Brasão de Vinhais

O brasão da cidade é um escudo de vermelho com uma torre torreada de prata, aberta e iluminada de negro, acompanhada por quatro cachos de uvas de prata, folhados e troncados de verde. A coroa mural é de prata de quatro torres e o listel é branco com os dizeres VILA DE VINHAIS a negro. 

Municípios do Distrito de Bragança

Alfândega da Fé Bragança Carrazeda de Ansiães Freixo de Espada à Cinta Macedo de Cavaleiros
Miranda do Douro Mirandela Mogadouro Torre de Moncorvo Vila Flor
Vimioso Vinhais
160 Visualizações 1 Total
160 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.