Chaves (Portugal)

Apresentação da cidade e Chaves que é sede de concelho e pertence a distrito de Vila Real

Chaves é uma cidade portuguesa que se localiza no concelho com o mesmo nome e que pertence, por sua vez, ao distrito de Vila Real, na Região Norte de Portugal Continental e na sub-região do Alto Tâmega. O município de Chaves está dividido em 39 freguesias.

Chaves

 

Chaves (Portugal)

.

FICHA DA LOCALIDADE

Localidade: Chaves
Classificação: Cidade e sede de concelho
População: 18 500 habitantes (censos de 2011)
País: Portugal

Distrito: Vila Real

Concelho: Chaves

Freguesia: Chaves

 

 
 
.
.
. .
.

História da cidade de Chaves

Chaves é uma cidade portuguesa que é também sede de concelho com o mesmo nome e que pertence, por sua vez, ao distrito de Vila Real, localizado na Região Norte de Portugal, mais concretamente na sub-região do Alto Tâmega. A cidade de Chaves tem cerca de 18 500 na sua área urbana enquanto cidade e esses números fazem com que Chave seja considerada a segunda maior cidade do distrito de Vila Real. O município de Chaves tem uma área que corresponde a 591,23 km2 e em termos de número de habitantes chega aos 41 243 habitantes no município, segundo estatísticas recolhidas no ano de 2011 através de censos. O concelho de Chaves tem como limites: a Norte a vizinha Espanha, a Este o município de Vinhais, a Sudeste é limitado por Vila Pouca de Aguiar e a Oeste por Boticas e por Montalegre.

O município de Chaves está dividido em 39 freguesias e são elas as seguintes: Águas Frias, Anelhe, Bustelo, Calvão e Soutelinho da Raia, Cimo de Vila da Castanheira, Curalha, Eiras, São Julião de Montenegro e Cela, Ervededo, Faiões, Lama de Arcos, Loivos e Póvoa de Agrações, Madalena e Samaiões, Mairos, Moreiras, Nogueira da Montanha, Oura, Outeiro Seco, Paradela, Planalto de Monforte, Redondelo, Sanfins, Santa Cruz, Trindade e Sajurge, Santa Leocádia, Santa Maria Maior, Santo António de Monforte, Santo Estevão, São Pedro de Agostém, São Vicente, Soutelo e Seara Velha, Travancas e Roriz, Tronco, Vale de Anta, Vidago, Vila Verde de Raia, Vilar de Nantes, Vilarelho da Raia, Vilas Boas, Vilela Seca e Vilela do Tâmega.

Os Romanos instalaram-se no vale do Rio Tâmega quando se deu a época da invasão por parte do povo romano e onde hoje se localiza a cidade de Chaves. Lá foram construídas fortificações e erguida uma muralha para defender o aglomerado populacional que lá vivia. Para se conseguir circular e fazer a travessia do Rio construíram a Ponte do Trajano, emblemática na cidade. Foram também criadas as termas da cidade como forma de serem aproveitadas as águas quentes e minero-medicinais. No ano de 79 d.C a zona foi elevada à categoria de Município.

Património Natural e Edificado de Chaves

  • Castelo de Monforte, na freguesia de Águas Frias
  • Igreja de São João Batista, na freguesia de Cimo de Vila da Castanheira
  • Castelo do Mau Vizinho ou Castelo dos Mouros, na freguesia de Cimo de Vila da Castanheira
  • Cruzeiro de Eiras, na freguesia de Eiras
  • Ponte Romana do tempo dos imperadores Vespasiano e Trajano, na freguesia de Madalena
  • Igreja de São Miguel, na freguesia de Nogueira da Montanha
  • Castelo de Chaves, na freguesia de Santa Maria Maior
  • Pelourinho de Chaves, na freguesia de Santa Maria Maior
  • Igreja de Santa Maria Maior ou Igreja Matriz de Chaves, na freguesia de Santa Maria Maior
  • Termas Romanas de Chaves, na freguesia de Santa Maria Maior
  • Castelo de Santo Estêvão, na freguesia de Santo Estêvão

Alguns serviços e curiosidades da cidade de Bragança

  • Cultura

Além do património edificado, a cidade de Chaves possui ainda muitos espaços ao ar livre, espaços verdes e locais culturais e turísticos como por exemplo o Largo das freiras, o jardim público da cidade de Chaves, os paços do concelho, as termas da cidade, o Museu da Região Flaviense, a Biblioteca Municipal de Chaves, o Centro Cultural de Chaves, a Associação Chaves Viva, o Centro de Recursos Educativos da cidade, o Museu Ferroviário de Chaves e o Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso. A nível de atividades a cidade também possui uma agenda repleta de festas e romarias e ainda têm a celebração do dia do município, quando é feriado municipal, no dia 8 do mês de Julho.

A cidade está ainda servida por alguns jornais e publicações entre eles «A Voz de Chaves», o «Diário de Trás-os-Montes», as «Notícias de Chaves», o «Semanário Transmontano» e o «Jornal Intransigente». Chaves está servido pela rádio «Chaves FM».

  • Figuras notáveis da cidade de Chaves

António Granjo, Cândido Sotto Mayor, Tenente Porfírio da Silva, Francisco Gonçalves Carneiro, José Guilherme Calvão Borges, Guilherme Martins da Veiga Calvão, Guilherme Almor de Alpoim Calvão, Francisco da Costa Gomes, Gayo Sevio Lupo, Gentil de Valadares, João Gonçalves da Costa, Lourenço Pires Chaves, Nadir Afonso, Rodrigo Domingos de Sousa Coutinho Barbosa, Mário Gonçalves Carneiro, Agostinho de Sousa Pinto de Barros Cachapuz, José Ferreira Lobo.

  • Gastronomia

Entre os pratos gastronómicos mais apreciados e típicos na cidade de Chaves e na região do Alto Tâmega destacam-se o presunto de Chaves, o salpicão, as linguiças, as alheiras, a posta barrosã, o cabrito assado ou estufado, o típico cozido à transmontana, a feijoada à transmontana, os milhos à romana, trutas recheadas, o pastel de Chaves e o folar assim como o vinho.

Pastel de Chaves

Pastel de Chaves

 

Posta Barrosã

Posta Barrosã

 

Cozido à Transmontana

Cozido à Transmontana

 

  • Educação

A cidade de Chaves está servida por uma rede escolar com jardins-de-infância, infantários, ATL, Escolas Básicas, Secundárias e de Ensino Primário. Além destes serviços para estudantes, Chaves tem ainda a Escola Superior de Enfermagem Dr. José Timóteo Montalvão Machado que tem o Curso de Licenciatura em Enfermagem, o Curso de Complemento de Formação em Enfermagem e o Curso de Formação Complementar em Enfermagem.

 

Brasão da cidade

brasao de chaves

O Brasão da cidade de Chaves é maioritariamente constituído pela cor azul. Tem uma ponte com três arcos de prata, lavrada e negro e com chefe ondado de prata e de azul com cinco escudetes de zul colocados em cruz e carregando cada um de cinco besantes de prata com uma bordadura de vermelho carregada por 7 castelos de ouro acompanhadas de duas chaves de ouro de ouro.

Acordos de Geminação

Atualmente a cidade de Chaves possui acordo de geminação com várias localidades estrangeiras e nacionais entre as quais:

  • Talence, Gironda, em França
  • Differdange, Esch-sur-Alzette, no Luxemburgo
  • Nampula, em Moçambique
  • Bafatá, na Guiné Bissau
  • Coimbra, em Portugal
376 Visualizações 1 Total
376 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.