Termas de Vidago

Apresentação das Termas de Vidago: localização geográfica, características das águas minerais naturais e algumas curiosidades sobre esta estância termal

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

As Termas de Vidago localizam-se na freguesia de Vidago, no concelho de Chaves, no distrito de Vila Real, em Portugal. 

Correspondem a uma estância termal de prestígio que no século XIX era a preferida da corte portuguesa. O hotel das termas, o Vidago Palace, impõe-se no meio de um frondoso parque e conserva a grandiosidade e elegância da época

A água mineral natural de Vidago é reconhecida pelas suas propriedades curativas, sendo ideal para utilização em tratamentos e programas de saúde. A água terá sido descoberta por um lavrador no século XIX. Além da sua utilização em termos de saúde, a água também é apreciada como água de mesa, fria e gasosa, engarrafada e distribuída para todo o país. Desde 1886 que a água de Vidago é engarrafada. 

Os benefícios das águas de Vidago podem ser usufruídos durante todo o ano. Existem quatro fontes que afloram à superfície no Parque do Vidago Palace. Apenas duas estão abertas para prova ou tratamento mediante indicação médica. 

Termas de Vidago

By Belarmino Ribeiro, CC BY 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=53227153

Características das águas das Termas de Vidago

A água mineral de Vidago é uma água gasocarbónica natural que se caracteriza por ser “equilibrada, fina e delicada”. É recolhida diretamente de captações profundas em terrenos de pura rocha granítica. Estas águas são das mais ricas águas alcalinas do mundo. 

Proveniente de quatro nascentes de águas minerais frias, com mineralização hipersalina, composição bicarbonatada, sódicas e alcalinas, as águas têm altos teores de arsénico, ferro e flúor. A água tem um pH de 6.6 e brota a uma temperatura de 10ºC. 

As indicações terapêuticas da água estão associadas a doenças do aparelho digestivo, respiratório, pele e sistema nervoso, mas também sistema metabólico. 

A água é utilizada em técnicas como duche de jato, banho de imersão simples, banho de hidromassagem, banho de hidromassagem com jato subaquático, duche de massagem geral ou parcial, hidropinia, tratamentos de aromaterapia, reflexologia, drenagem linfática manual, entre outros. 

Curiosidades

  1. Os romanos usavam estas águas para beber e lavar o corpo porque acreditavam no seu poder de curar enfermidades;
  2. Em 1863 o lavrador Manuel de Sousa debruçou-se sobre uma pequena nascente de água. Provou-a e apesar de a ter achado picante, sentiu um alívio no estômago. Os seus problemas digestivos foram melhorando à medida que tomava a água com o passar dos dias; 
  3. Em tempos antigos a fonte chegou a engarrafar 500 mil garrafas por ano. O engarrafamento era desde o nascer do sol até à meia noite em turnos de quatro mulheres e três homens. 
  4. A água engarrafada de Vidago recebeu prémios em 1878, 1889 e 1893 nas Exposições Internacionais de Viena, Filadélfia, Madrid, Paris e Bordéus.
7 Visualizações 1 Total
7 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.