Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
A Serra da Nogueira, também conhecida por Serra da Pena Mourisca, é a 11ª maior elevação de Portugal Continental. Situa-se no Alto Trás-os-Montes, mais propriamente nos concelhos de Bragança, Macedo de Cavaleiros e Vinhais.
Caracterização da Serra da Nogueira
A Serra da Nogueira tem 440 metros de proeminência e 27,57 quilómetros de isolamento topográfico. Esta serra é a 11ª maior elevação de Portugal Continental, localizando-se no Alto Trás-os-Montes. O seu ponto mais alto é a 1319 metros de altitude, onde se encontra também um santuário mariano de invocação a Nossa Senhora da Serra.
A serra é um maciço montanhoso que se ergue a sudoeste da cidade de Bragança, com orientação norte-sul. A sul da serra encontramos a Serra de Bornes, a norte a Serra de Montesinho e a nordeste a Serra de Sanábria.
Em termos de formação geológica, a Nogueira é formada por xistos argilosos, xistos cloríticos, pedra molar e afloramentos de ferro. Nas suas encostas nascem várias ribeiras, como é o caso do rio Fervença, que corre para o rio Sabor.
É nesta serra que encontramos o maior carvalhal de Portugal. Além disso, também se encontram castanheiros, nogueiras, negrilhos, cerejeiras, amieiros e abrunheiros. Em termos de fauna, destaca-se o lobo, a raposa, o javali, a cegonha-branca, a perdiz-comum, a codorniz, a salamandra de pintas amarelas, a lontra, a lebre, o rouxinol, a rã verde e as víboras.
Dados Gerais
Coordenadas: 41° 43′ 3″ N 6° 51′ 21″ O
Altitude máxima: 1319 metros
Localização: Alto Trás-os-Montes, Portugal