Vila Nova de Foz Côa, Portugal

Apresentação do município de Vila Nova de Foz Côa: história, demografia, características geográficas, património natural e edificado, gastronomia e brasão

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Apresentação da cidade e município de Vila Nova de Foz Côa

Vila Nova de Foz Côa é um município português localizado no distrito da Guarda, na região do Norte e sub-região do Douro. É um município com 7312 habitantes, de acordo com os censos de 2011, estando dividido em 14 freguesias em 398,15 km². O município é limitado a norte por Carrazeda de Ansiães e Torre de Moncorvo, a nordeste por Freixo de Espada à Cinta, a sueste por Figueira de Castelo Rodrigo e Pinhel, a sul por Mêda e a oeste por Penedono e São João da Pesqueira.

As 14 freguesias do concelho são Almendra, Castelo Melhor, Cedovim, Chãs, Custóias, Freixo de Numão, Horta, Muxagata, Numão, Santa Comba, Sebadelhe, Seixas, Touça e Vila Nova de Foz Côa.

História do concelho de Vila Nova de Foz Côa

Vila Nova de Foz Côa recebeu o seu primeiro foral de D. Dinis em 1299. Este foral foi renovado pelo menos monarca em 1314. Mais tarde, em 1514, foi concebido um novo foral por D. Manuel I.

Contudo, as raízes deste concelho remontam ao paleolítico, comprovadas pela arte rupestre já classificada pela UNESCO como Património da Humanidade.

A elevação a cidade aconteceu a 12 de julho de 1997.

Património

As paisagens do rio Douro, de enorme beleza, são uma das principais mais-valias da região. Mas, quando se fala de património é impossível não mencionar as gravuras rupestres e o Parque Arqueológico. Classificadas pela UNESCO como Património da Humanidade, as gravuras rupestres de Vila Nova de Foz Côa são de uma riqueza enorme. Além disso, o Parque Arqueológico do Vale do Côa é considerado um dos mais importantes sítios de arte rupestre do mundo e o mais importante sítio com arte rupestre paleolítica de ar livre.

Em relação ao património edificado destaca-se:

  • Casa de Almendra
  • Pelourinho de Almendra
  • Castelo de Castelo Melhor
  • Casa de Nossa Senhora da Conceição
  • Pelourinho de Cedovim
  • Capela de Nossa Senhora da Conceição
  • Casa Grande de Freixo de Numão
  • Castelo Velho de Freixo de Numão
  • Pelourinho de Horta
  • Pelourinho de Muxagata
  • Castelo de Numão
  • Pelourinho de Touça
  • Igreja Matriz
  • Pelourinho de Foz Côa
  • Casa Vermelha

Gastronomia

A gastronomia local é rica em pratos saborosos que incluem vegetais frescos e frutos saborosos. O vinho é um dos elementos principais, assim como o pão. Além disso, destaca-se os queijos, os enchidos, as azeitonas e o azeite como complemento das refeições.

O peixe do rio Douro e afluentes, as carnes de porco, de cabrito ou de anho e as carnes de caça dão origem a pratos muito apreciados.

Geminações

Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou o seguinte Protocolo de Geminação:

  • Villetaneuse (França) a 22 de março de 1993

Brasão da cidade

Brasão de Vila Nova de Foz Côa

O brasão da cidade é um escudo de negro, com uma amendoeira de verde florida de prata e saínte de um contra-chefe de verde rematado de rochas de prata realçado de verde, cortada por três faixas ondadas, duas de prata e uma de azul. A amendoeira é acompanhada por duas trompas de caça de ouro forradas de vermelho, sustendo dois falcões de sua cor e acantonado em chefe por dois nós de corda de ouro. A coroa mural é de prata de cinco torres e o listel é branco com os dizeres VILA NOVA DE FOZ CÔA a negro.

Municípios do Distrito da Guarda

Aguiar da Beira Almeida Celorico da Beira Figueira de Castelo Rodrigo Fornos de Algodres
Gouveia Guarda Manteigas Mêda Pinhel
Sabugal Seia Trancoso Vila Nova de Foz Côa
193 Visualizações 1 Total
193 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.