Mêda, Portugal

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Apresentação da vila e município de Mêda

Mêda é um município português localizado no distrito da Guarda, na região do Centro e sub-região da Beira Interior Norte. É um município com 5202 habitantes, de acordo com os censos de 2011, estando dividido em 11 freguesias em 286,05 km². O município é limitado a norte e a nordeste por Vila Nova de Foz Côa, a sudeste por Pinhel, a sul por Trancoso e a oeste por Penedono.

As 11 freguesias do concelho de Mêda são Aveloso, Barreira, Coriscada, Longroiva, Marialva, Mêda, Outeiro de Gatos e Fonte Longa, Poço do Canto, Prova e Casteição, Rabaçal, Ranhados, Vale Flor, Carvalhal e Pai Penela.

História do concelho de Mêda

As pinturas rupestres e outros achados comprovam a povoação desta região a partir do final do Paleolítico, verificando-se a existência de vestígios dolménicos nas freguesias de Aveloso, Longroiva, Prova e Ranhados.

Apesar de também existirem vestígios dos povos da época castreja, foram os romanos que exerceram em Mêda o fenómeno da aculturação. As calçadas, as pontes, as placas tumulares, os marcos milenários, as modas e as civitas construídas por este povo demonstram o esforço da romanização. Posteriormente, neste território fixaram-se os Bárbaros, os Suevos, os Visigodos e os Árabes.

A atual cidade de Mêda desenvolveu-se com a reconquista cristã. A configuração atual do concelho foi adotada após a reforma do liberalismo.

A povoação recebeu foral de D. Manuel a 1 de julho de 1519 e a elevação a cidade aconteceu a 26 de janeiro de 2005.

Património

Em relação ao património civil da cidade destaca-se:

  • Pelourinho de Aveloso
  • Fonte Zarelha
  • Fonte do Chão da Cruz
  • Pelourinho de Longroiva
  • Ponte romana de Longroiva
  • Pelourinho de Marialva
  • Pelourinho de Mêda
  • Quinta da Areeira
  • Casa com elementos dos séculos XV e XVI
  • Pelourinho de Ranhados

Em termos de arquitetura religiosa podemos mencionar a Igreja de São Pedro, na freguesia de Marialva.

Na arquitetura militar é possível visitar:

Gastronomia

A gastronomia tradicional do concelho inclui grelos à pobre, azeitona doce, queijos de ovelha, chouriças e fumeiro, azedas cruas, omelete de espargos, bacalhau assado com batatas a murro, papas laberças, migas ripadas, migas de alho, salada de batatas com azedas, sopa de beldroegas e sopa de fiolho. Na doçaria destacam-se as filhoses de Natal e o doce de abóbora com amêndoa. A acompanhar as refeições está o pão de centeio.

Geminações

Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou o seguinte Protocolo de Geminação:

Brasão da cidade

Brasão da vila de Mêda

O brasão é um escudo de prata, com uma mêda de trigo rematada por uma espiga do mesmo, tudo de verde realçado de ouro. A mêda assenta num contra-chefe de negro semeado de plantas de verde. A coroa mural é de prata de quatro torres e o listel é branco com a legenda VILA DE MÊDA  a negro.

Municípios do Distrito da Guarda

Aguiar da Beira Almeida Celorico da Beira Figueira de Castelo Rodrigo Fornos de Algodres
Gouveia Guarda Manteigas Mêda Pinhel
Sabugal Seia Trancoso Vila Nova de Foz Côa
179 Visualizações 1 Total
179 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.