Penedono, Portugal

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Apresentação da cidade e município de Penedono

Penedono é um município português localizado no distrito de Viseu, na região Norte e sub-região do Douro. É um município com 2 952 habitantes, de acordo com os censos de 2011, com 133,72 km² e com sete freguesias. Penedono é limitado a norte e noroeste por São João da Pesqueira, a leste por Vila Nova de Foz Côa e Mêda, a sul por Trancoso e a oeste por Sernancelhe.

As sete freguesias do concelho de Penedono são: Antas e Ourozinho, Beselga, Castainço, Penedono e Granja, Penela da Beira, Póvoa de Penela e Souto.

História do concelho de Penedono

Penedono tem um castelo medieval erguido a 900 metros de altitude que data de cerca de 900. No entanto, ainda antes disso existem vestígios da presença humana neste concelho, nomeadamente o Neolítico e do Império Romano.

Data de 960 o primeiro documento conhecido onde o nome de Penedono é mencionado na forma Pena de Dono. A cidade recebeu o foral em 1155 por D. Sancho I. Em 1217 teve o foral confirmado por D. Afonso II.

Património edificado

Em relação ao património edificado do concelho destaca-se:

  • Castelo de Penedono
  • Dólmen da Capela de Nossa Senhora do Monte
  • Pelourinho de Penedono
  • Pelourinho do Souto.

Além disso é importante mencionar a Capela de Senhor de Estrada, a Capela de Nossa Senhora da Coneição, Necrópole Megalítica da Senhora do Monte e a Capela da Senhora da Lapa.

Gastronomia

A gastronomia de Penedono inspira-se nas tradições e nos costumes. Por isso, por esta região é possível provar a marrã, o arroz de coelho, o borrego estufado com batatas, o cabrito assado, as papas de sarrabulho, os enchidos, o caldo de abóbora com leite, o caldo de castanha, a sopa de feijão e os queijos de cabra e ovelha.

Na doçaria destacam-se as cavacas de Castainço, as filhós, as broas, o pão-de-ló, as sobremesas à base de castanha, o arroz-doce, as rabanadas e o bolo de azeite.

Brasão da cidade

Brasão de Penedono

O brasão é composto por um escudo de vermelho com um castelo de prata aberto e iluminado de negro sobre um monte de verde realçado de prata. Em chefe está um leopardo passante de vermelho com uma coroa de flores da sua cor na mão direita. A coroa mural é de quatro torres de prata e o listel é branco com os dizeres VILA DE PENEDONO a preto.

Municípios do Distrito de Viseu

Armamar Carregal do Sal Castro Daire Cinfães Lamego
Mangualde Moimenta da Beira Mortágua Nelas Oliveira de Frades
Penalva do Castelo Penedono Resende Santa Comba Dão São João da Pesqueira
São Pedro do Sul Sátão Sernancelhe Tabuaço Tarouca
Tondela Vila Nova de Paiva Viseu Vouzela
242 Visualizações 1 Total
242 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.