Tondela, Portugal

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Apresentação da cidade e município de Tondela

tondela-03

Tondela é um município português localizado no distrito de Viseu,  na região Centro e sub-região do Dão-Lafões. É um município com 28 946 habitantes, de acordo com os censos de 2011, com 371,22 km² e com 19 freguesias. Tondela é limitado a norte pelo município de Vouzela e pela porção sul de Oliveira de Frades, a nordeste por Viseu, a sueste por Carregal do Sal, a sul por Santa Comba Dão, a sudoeste por Mortágua e a oeste por Águeda.

As 19 freguesias do concelho de Tondela são: Barreiro de Besteiros e Tourigo, Campo de Besteiros, Canas de Santa Maria, Caparrosa e Silvares, Castelões, Dardavaz, Ferreirós do Dão, Guardão, Lajeosa do Dão, Lobão da Beira, Molelos, Mouraz e Vila Nova da Rainha, Parada de Gonta, Santiago de Besteiros, São João do Monte e Montesinho, São Miguel do Outeiro e Sabugosa, Tonda, Tondela e Nandufe, Vilar de Beteiros e Mosteiro de Fráguas.

História

O concelho de Tondela, na atualidade, inclui as freguesias que constituíam o antigo concelho de Besteiros, ao qual se anexaram os antigos coutos, depois os concelhos da Serra do Caramulo – S. João do Monte e Guardão. De acordo com documentos dos séculos X, XI e XII, esta região designava-se de Terra de Balistariis, uma palavra que tem origem em balista ou besta, uma máquina de guerra usada pelos besteiros na Idade Média.

Tondela teve foral em 1515 e a origem do seu nome está associada a uma lenda no Chafariz das Sereias.

Património edificado e natural

TondelaO património edificado de Tondela inclui a Capela de Nossa Senhora do Campo, a Ermida de Nossa Senhora do Crasto em Lobão da Beira, o Solar do Casal em Lobão da Beira, as Sepulturas Medievais em Lobão da Beira, as Estações de Arte Rupestre de Alagoa e de Molelinhos, a Igreja Velha de Santa Maria, o Solar dos Soares de Albergaria, a Calçada Romana de Mosteiro de Fráguas e as pontes romanas de Ferreirós do Dão e de Nandufe.

Além do património edificado, neste concelho destacam-se os encantos da Serra do Caramulo, a zona planáltica do Vale de Besteiros e os imensos espaços florestais, rios e praias fluviais.

Gastronomia

A gastronomia da região é uma manifestação da cultura e das tradições locais, incluindo cabrito no forno com batata assada e arroz de miúdos, chanfana na padela, vitela assada no forno. Além disso, há que mencionar os enchidos, fumados e os peixes do rio com molho de escabeche, que complementam qualquer mesa. A complementar está a doçaria regional, nomeadamente a aletria, o arroz doce, as compotas, as laranjas de Besteiros, os licores, o mel do Caramulo, as nozes, as castanhas e outros produtos endógenos. 

Todos estes sabores são enriquecidos pelos vinhos da região do Dão.

Geminações

Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou os seguintes Protocolos de Geminação:

  • Lannemezan (França) a 24 de junho de 1995
  • Avon (Grã-Bretanha)
  • Bertrange (Luxemburgo)
  • Praia (Cabo Verde)
  • S. João de Deus de Alma (Moçambique) a 28 de setembro de 2000

Brasão da cidade

tondela-02

O brasão da cidade é um escudo de prata com uma laranjeira de sua cor frutada de ouro, arrancada e com o tronco de negro acompanhada de duas bestas de vermelho. A coroa mural de prata de cinco torres e o listel é branco com os dizeres CIDADE DE TONDELA a negro.

Municípios do Distrito de Viseu

Armamar Carregal do Sal Castro Daire Cinfães Lamego
Mangualde Moimenta da Beira Mortágua Nelas Oliveira de Frades
Penalva do Castelo Penedono Resende Santa Comba Dão S. J. Pesqueira
São Pedro do Sul Sátão Sernancelhe Tabuaço Tarouca
Tondela Vila Nova de Paiva Viseu Vouzela
249 Visualizações 1 Total
249 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.