Águeda, Portugal

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Apresentação da cidade e município de Águeda

Águeda é um município português localizado no distrito de Aveiro, na região norte e sub-região do Baixo Vouga. É um município com 46 600 habitantes, de acordo com os censos de 2011, estando dividido em 11 freguesias em 335,27 km². Águeda é limitado a norte por Sever do Vouga, a nordeste por Oliveira de Frades e Vouzela, a leste por Tondela, a sul por Mortágua e Anadia, a sudoeste por Oliveira do Bairro, a oeste por Aveiro e a noroeste por Albergaria-a-Velha.

As 11 freguesias do concelho de Águeda são: Aguada de Cima, Águeda e Borralha, Barrô e Aguada de Baixo, Belazaima do Chão, Castanheira do Vouga e Agadão, Fermentelos, Macinhata do Vouga, Préstimo e Macieira de Alcoba, Recardães e Espinhel, Travassô e Óis da Ribeira, Trofa, Segadães e Lamas do Vouga e Valongo do Vouga.

História

No concelho de Águeda existem diversos vestígios que comprovam a presença romana no território, nomeadamente a Estação Arqueológica do Cabeço do Vouga. Acredita-se que a via romana que ligava Emínio (Coimbra) a Cale (Gaia) passasse por Águeda.

A atual cidade de Águeda procede do repovoamento feito no início da nacionalidade, entre o século XI e o século XII. Apesar de esta ter sido uma povoação próspera e de os seus moradores terem tido vários privilégios (facto atestado pelos procuradores de Aveiro nas Cortes de Évora em 1451), a cidade não recebeu foral próprio, tendo D. Manuel I incluído Águeda no foral concedido a Aveiro em 1515. Por essa altura, Asseuquins, uma povoação que está atualmente incluída na cidade, recebeu foral.

Com a elevação da sede a vila, o concelho de Águeda foi constituído a 31 de dezembro de 1853, integrando vários concelhos de origem medieval, entre eles Aguada de Cima, Castanheira do Vouga e Préstimo. Águeda foi elevada a cidade a 14 de agosto de 1985.

Património edificado e natural

Em relação ao património edificado, Águeda é um concelho repleto de riqueza religiosa, destacando-se igrejas e capelas, como a Igreja Matriz de Belazaima do Chão e a Igreja da Trofa (incluindo os túmulos dos Lemos).

Além disso, merece destaque a Estação Arqueológica do Cabeço do Vouga, a ponte romana sobre o rio Marnel (em Lamas do Vouga), os fragmentos do Pelourinho de Assequins, o Pelourinho de Aguada de Cima e o Pelourinho de Sequém.

Em termos de beleza natural, a maior riqueza de Águeda é a Pateira de Fermentelos, a maior lagoa natural da Península Ibérica, com 2.625 Km2.

Gastronomia

Os pratos típicos da região incluem o leitão assado à Bairrada, a chanfana, os rojões, a carne de carneiro à lampantana e a caldeirada de peixe. Na doçaria destaca-se o pastel de Águeda, a barriga de freira, os fuzis e sequilhos, a regueifa, as cavacas e o bolo de Santa Eulália.

Esta gastronomia é complementada pelos vinhos e espumante da região.

Geminações

Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou os seguintes Protocolos de Geminação:

  • Rio Grande (Brasil) a 16 de novembro de 1993
  • Bissau (Guiné-Bissau) a 10 de março de 1995
  • Ferrol (Espanha) a 26 de agosto de 1999
  • Sint-Gillis-Waas (Bélgica) a 25 de agosto de 2000

Brasão da cidade

img01_1_750_2500

O brasão da cidade é composto por escudo de prata, dois pinheiros arrancados de verde e frutados de ouro. Em chefe está uma roda dentada de vermelho acompanhada por dois cachos de uvas de ouro, folhadas de verde. Em ponta temos duas faixetas ondadas de azul e a coroa mural é de prata de cinco torres. O listel é branco com a legenda ÁGUEDA a negro.

Municípios do Distrito de Aveiro

Águeda Albergaria-a-Velha Anadia Arouca Aveiro
Castelo de Paiva Espinho Estarreja Ílhavo Mealhada
Murtosa Oliveira de Azeméis Oliveira do Bairro Ovar Santa Maria da Feira
São João da Madeira Sever do Vouga Vagos Vale de Cambra
331 Visualizações 1 Total
331 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.