Castelo de Paiva, Portugal

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Castelo de Paiva é um município português localizado no distrito do Aveiro, na região norte e sub-região do Tâmega. É um município com 16 733 habitantes, de acordo com os censos de 2011, estando dividido em seis freguesias em 115,01 km². O município é limitado a norte por Penafiel e Marco de Canaveses, a leste por Cinfães, a leste e sul por Arouca e a oeste por Gondomar.

As freguesias do concelho de Castelo de Paiva são: Fornos, Raiva, Pedorico e Paraíso, Real, Santa Maria de Sardoura, São Martinho de Sardoura, Sobrado e Bairros.

História

As terras de “Paiva” surgem datadas num documento de 883 e assim se designaram até ao século XIX, passando a denominar-se Castelo de Paiva apenas a 4 de março de 1852. O topónimo “Castelo de Paiva” advém da aldeia do castelo, situada nos socalcos próximo da foz do rio Paiva, na qual se acredita ter origem uma fortificação luso-romana. De facto, desde o Paleolítico que a posição geográfica de Castelo de Paiva constituiu um polo de atração de vários povos, de que são exemplo alguns vestígios existentes um pouco por todo o concelho.

Em dezembro de 1513 o local recebeu o foral do rei D. Manuel I. A história do concelho está associada ao nome de Martinho Pinto Montenegro, primeiro Conde de Castelo de Paiva. Até 1927 o concelho permaneceu comarca.

Património edificado e natural

A ocupação romana no território é evidenciada em vários monumentos funerários medievais, como o memorial da Boavista e a Chamada Pia dos Mouros, um túmulo hispano-romano localizado no lugar de Curvite, em Sobrado.

Além disso, do património arquitetónico são de destacar a Anta do Vale da Rua, o Marmoiral da Boavista, as várias quintas senhoriais dos séculos XVII e XVIII (como a da Boavista ou o Solar da Fisga), a típica Casa Duriense, a Igreja de Nossa Senhora da Assunção (datada do século XIII), em Sobrado, a Igreja Matriz de Real e as suas esculturas e o pelourinho. Convém ainda mencionar a estátua do Anjo de Portugal, em Santa Maria de Sardoura, da autoria do arquiteto Henrique Coelho.

Em relação à riqueza natural, em Castelo de Paiva encontramos a Praia Fluvial do Rio Douro (Pedorido), a zona de lazer de São Martinho (em São Martinho de Sardoura) e o Monte São Domingos (Raiva).

Gastronomia

A gastronomia da região é marcada pelos sabores da terra e do rio. Além dos pratos principais de anho assado com arroz do forno, bifes de cebolada à Santa Eufémia, vitela assada, cozido à lavrador, iscas de bacalhau, lampreia e sável, também é importante não esquecer o fumeiro e os enchidos. Na doçaria as rabanadas à moda de Paiva, a sopa-seca, os melindres e o pão-de-ló atraem as atenções. Tudo isto a acompanhar com o vinho verde de Paiva.

Geminações

Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou os seguintes Protocolos de Geminação:

  • Chibuto, Gaza (Moçambique)
  • Fabero, Castela e Leão (Espanha)
  • Manhiça, Maputo (Moçambique)

Brasão da cidade

CPV

O brasão da cidade é um escudo de prata, uma faixa a negro carregada de uma torre de ouro, aberta e iluminada de vermelho, acompanhada à direita e à esquerda de um cacho de uvas, folhado e vestido de ouro, com duas romãs de ouro abertas de vermelho sustidas no mesmo. Em chefe e contra-chefe, duas faixetas ondadas de azul. A coral mural de quatro torres de prata e o listel branco com a legenda de negro CONCELHO DE PAIVA.

Municípios do Distrito de Aveiro

Águeda Albergaria-a-Velha Anadia Arouca Aveiro
Castelo de Paiva Espinho Estarreja Ílhavo Mealhada
Murtosa Oliveira de Azeméis Oliveira do Bairro Ovar Santa Maria da Feira
São João da Madeira Sever do Vouga Vagos Vale de Cambra
222 Visualizações 1 Total
222 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.