Murtosa, Portugal

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Apresentação da cidade e município de Murtosa

Murtosa é um município português localizado no distrito de Aveiro, na região norte e sub-região do Baixo Vouga. É um município com 10 585 habitantes, de acordo com os censos de 2011, estando dividido em quatro freguesias em 73,09 km². O município é dividido em dois pelo braço norte da ria de Aveiro. O território principal, onde se localiza a vila, é limitado a nordeste pelo município de Estarreja e a sul liga-se aos municípios de Albergaria-a-Velha e Aveiro, através da ria de Aveiro, que também o rodeia a ocidente. O território secundário é limitado a norte, por terra, pelo município de Ovar e a sul pelo de Aveiro.

As quatro freguesias do concelho de Murtosa são: Bunheiro, Monte, Murtosa e Torreira.

História

Estima-se que terá sido pelo ano de 1200 que se fixaram nesta região algumas famílias de manoteiros e pescadores. Numa doação ao Convento de Tarouca, em 1242, surge mencionada com o nome de Morrcosa ou Mortecosa, uma marinha de sal que se aproxima das origens da Murtosa.

A paróquia já existia em princípios do século XVI. Num “Promptuário das Terras de Portugal”, datado de 1689, afirma-se a divisão: pertenciam ao termo da Bemposta os lugares do Ribeiro, Agra, Rua do Ribeiro, Pardelhas, Outeiro, Caneira e Póvoa da Saldida e ao de Estarreja pertenciam Murtosa e Monte.

As quatro freguesias que atualmente fazem parte do concelho estiveram anexadas ao concelho de Estarreja até 1926. A 27 de abril de 1898, Barbosa Magalhães apresentou nas cortes um projeto para a criação do concelho da Murtosa, constituído pelas freguesias da Murtosa e Bunheiro. Apenas a 29 de outubro de 1926 é que Murtosa foi desanexada de Estarreja e foi constituída como concelho autónomo.

Património edificado e natural

O património edificado do concelho de Murtosa inclui o Monumento ao Almirante Jaime Afreixo, a Igreja Paroquial da Murtosa, o Teatro Recreativo de Pardelhas, a Casa da Agra, a Igreja Paroquial de Pardelhas, o Monumento ao Emigrante, o Monumento aos Mortos da Grande Guerra, o Monumento ao Moliceiro, a Capela de S. Tomé,  COMUR – Antiga Fábrica de Conservas da Murtosa e o antigo edifício do matadouro municipal.

Em relação à riqueza natural podemos destacar a Ribeira do Gago, a Cova do Chegado, a Ribeira do Mancão, a Ribeira do Martinho, a Ribeira de Pardelhas, os cais da Bestida e da Torreira, a praia da Torreira e a Marina da Torreira.

Gastronomia

Esta região tem uma importante riqueza gastronómica, dada a sua localização próxima da Ria. A enguia é o peixe mais popular, sendo a estrela de vários pratos, como a caldeirada de enguias. A indústria conserveira associada à enguia foi também um dos motores económicos da região. Além disso, destaca-se também a lampreia, os chocos e a caldeirada de peixe à pescador. Existem ainda diversos pratos de carne, nomeadamente os rojões à lavrador. Na doçaria incluem-se os pastéis Monte Branco, Âncora e o Pão-de-Ló de Barquinho.

Geminações

Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou os seguintes Protocolos de Geminação:

  • Nagatuk (EUA) a 26 de fevereiro de 1993
  • Newark (EUA) a 9 de junho de 2001

Brasão da cidade

XPQLiuwXX8792LqqCfurl2dZKU

O brasão é composto por um escudo de ouro, coberto de rede vermelha, escudete de prata com três gaivotas de sua cor, realçadas de negro. Duas faixas ondeadas, uma de verde e outra de azul, a primeira carregada com dois peixes e a segunda com um, os três de prata. A coroa mural é de quatro torres de prata e o listel é branco com a legenda MUNICÍPIO DE MURTOSA a negro.

Municípios do Distrito de Aveiro

Águeda Albergaria-a-Velha Anadia Arouca Aveiro
Castelo de Paiva Espinho Estarreja Ílhavo Mealhada
Murtosa Oliveira de Azeméis Oliveira do Bairro Ovar Santa Maria da Feira
São João da Madeira Sever do Vouga Vagos Vale de Cambra
270 Visualizações 1 Total
270 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.