Torreira, Murtosa, Portugal

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Torreira é uma vila e freguesia portuguesa localizada no concelho da Murtosa, na região norte e sub-região do Baixo Vouga.

Com uma área geográfica de 32 quilómetros quadrados, a Torreira confronta a norte com Ovar, a sul com a freguesia de S. Jacinto (Aveiro), a poente com o oceano Atlântico e a nascente com a Ria de Aveiro e Murtosa. A freguesia está a 60 quilómetros do Porto, a 47 quilómetros de Aveiro, a 17 quilómetros de Ovar e a apenas 12 quilómetros de Murtosa. Torreira tem cerca de 3000 habitantes e uma economia baseada na pesca artesanal e no turismo.

Esta é uma região onde se pratica uma grande variedade de desportos náuticos, seja no mar ou na ria. Destaca-se natação, surf, ski aquático, remo, vela, pesca e atividades subaquáticas. Na gastronomia pode provar caldeirada de enguias, enguias de escabeche, caldeirada de peixe e rojões. No artesanato encontram-se miniaturas de barcos, cangas, redes, rodilhas, algibeiras e canastras.  

História

A formação geológica da península a que pertence a Torreira está associada com a formação da ria de Aveiro. Dizem os historiadores que o cordão arenoso em que se situa a Torreira terá sido a última parte da ria a formar-se depois da zona marinhoa e da gafanha. Já no século XIII a duna chega à Torreira e, com ela, o julgado de Cabanões, atualmente Ovar. Em tempos, Torreira era conhecida como Gelfa.

Património edificado e natural

Atualmente a Torreira é uma freguesia com um conjunto de equipamentos de grande importância cultural, desportiva e de alojamento e restauração. Em termos de património edificado destaca-se a Igreja Paroquial da Torreira, inaugurada em 1952. Esta igreja tem uma construção moderna, com três naves, capela-mor poligonal e alta e uma torre a meio da frontaria. Além disso, é importante mencionar a Capela de S. Paio. A capela foi construída em dunas não fixadas e foi soterrada duas vezes. A primeira capela era poligonal e sobre os escombros assentou a segunda capela, construída em 1878 e remodelada em 1995.

Em termos de beleza natural, na Torreira destaca-se a extensa praia de ancestrais tradições piscatórias que atrai milhares de turistas. As condições naturais da Torreira permitem aos visitantes desfrutar de dois ambientes: o mar e a ria, separados por cerca de um quilómetro.

Torreira

Festas e Romarias

A Torreira recebe três festividades anuais que marcam o calendário cultural da freguesia. A Festa da Nossa Senhora da Paz realiza-se nas Quintas do Norte no último domingo de Agosto e no seu contexto realiza-se uma regata de barcos moliceiros. A Festa de S. Paio celebra-se no feriado concelhio, a 8 de setembro. É a maior festa da freguesia e normalmente os festejos começam uns dias antes. Integrada nas festas realiza-se também uma regata de barcos moliceiros e outras embarcações tradicionais, assim como um espetáculo de fogo de artifício no mar e na ria. Por fim, a Festa de Nossa Senhora do Bom Sucesso, que se realiza no fim de semana do primeiro domingo de Maio. Este é um evento que retomou a sua organização após mais de 30 anos sem se realizar.

195 Visualizações 1 Total
195 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.