Porto

Apresentação da cidade do Porto

Porto é uma cidade portuguesa que se situa na Região Norte, Douro Litoral e que se subdivide em sete freguesias totais.

Porto

 

porto
.

FICHA DA LOCALIDADE

Localidade: Porto
Classificação: Cidade, sede de concelho e sede de distrito
População: 237. 591 habitantes (censos de 2011)
Coordenadas: 41º 9’ 28.6’’ N; 8º 37’ 44.8’’ W
País: Portugal
Distrito: Porto

Concelho: Porto

Freguesia:  Porto

 

.
.
. .
.

Porto é uma cidade portuguesa sede de concelho e de distrito com o mesmo nome e que pertence à Região Norte de Portugal Continental, mais concretamente ao Douro Litoral. A cidade do Porto tem uma população total de 237. 591 habitantes ou por volta de 1 757 413 habitantes se for considerada a Área Metropolitana do Porto, que agrupa um total de dezassete municípios em 1.900 km2 de área, o que torna a cidade a 13ª área urbana com mais população da União Europeia e a segunda área (NUTS III) mais populosa de Portugal. O município do Porto tem sete freguesias e é limitado a Oeste pelo Oceano Atlântico, a Norte pelo distrito de Braga, a Nordeste pelo distrito de Vila Real e a Sul pelos distritos de Aveiro e de Viseu.

O Porto está dividido em sete freguesias: Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, Bonfim, Campanhã, Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória, Lordelo do Ouro e Massarelos, Paranhos e Ramalde.

História da cidade do Porto

A cidade do Porto teve origem num povo celta, pré-romano e nessa época romana designava-se por «Cale» ou por «Portus Cale», sendo a origem do nome de Portugal. A cidade do Porto desempenhou um papel importante na defesa dos ideais do liberalismo e nas batalhas do século XIX. O título de «Invicta Cidade do Porto» foi dado pela Rainha D. Maria II e ainda hoje está presente no listel das suas armas e cujo epíteto é usado inúmeras vezes como «Invicta» para se referir à cidade do Porto. A cidade é ainda agraciada com a Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito desde abril do ano de 1919. O Porto tem ainda a Igreja da Lapa que alberga o coração de D. Pedro IV de Portugal, que o ofereceu à população da cidade em homenagem ao contributo dado pelos habitantes do Porto à sua causa liberal.

Património Natural e Edificado do Porto

A cidade do Porto tem variados pontos turísticos de interesse que formam um conjunto de monumentos e locais emblemáticos da cidade tais como:

  • Torre e Igreja dos Clérigos, da autoria de Nicolau Nasoni
  • Fundação de Serralves, um museu de arte contemporânea com uma vasta coleção
  • Centro Histórico da cidade que é Património da Humanidade classificado pela UNESCO
  • Mercado do Bolhão, um símbolo do comércio tradicional da cidade
  • Sé Catedral do Porto
  • Igreja da Lapa
  • Casa da Música
  • Estação de São Bento
Torre e Igreja dos Clérigos

Torre e Igreja dos Clérigos

Fundação de Serralves

Fundação de Serralves

Mercado do Bolhão

Mercado do Bolhão

Igreja da Lapa

Igreja da Lapa

Casa da Música

Casa da Música

Estação de São Bento

Estação de São Bento

 

O Porto possuí ainda outros edifícios e sítios emblemáticos como o Parque da Cidade, o Museu Nacional Soares dos Reis, o Jardim Botânico do Porto, a zona da rotunda da Boavista, os Jardins do Palácio de Cristal, a zona da Ribeira, o Palácio da Bolsa, a zona da Foz do Douro, entre outros.

Educação, Transportes, Gastronomia e Desporto na cidade do Porto

  • Educação

A cidade do Porto possui diversas escolas e jardins-de-infância, de índole privada e pública. A cidade é ainda servida por várias escolas básicas e de ensino secundário com a Escola Secundária Alexandre Herculano. O Porto tem ainda várias escolas internacionais como a British Council Porto. O Porto tem ainda escolas e universidades para a continuação de estudos superiores tais como a Universidade do Porto que engloba várias faculdades de várias áreas de estudo, a Universidade Católica Portuguesa, a Universidade Lusíada do Porto, a Universidade Fernando Pessoa, a Universidade Portucalense, a Lusófona e o Instituto Politécnico do Porto. A UP Pertence ainda à parceria entre as universidades do Minho, de Trás-os-Montes e de Alto Douro.

  • Transportes

A cidade do Porto é servida por uma vasta rede de transportes que inclui o Aeroporto Internacional Francisco Sá Carneiro que em 2014 foi distinguido como o terceiro melhor aeroporto da Europa. Além do aeroporto, o Porto é servido pelo Porto de Leixões que representa 25% do comércio internacional português, uma vasta rede de estradas e autoestradas e também uma grande linha de transportes públicos, os STCP – Sociedade de Transportes Coletivos do Porto com linhas de elétricos e de autocarros por toda a cidade. Outro dos pontos a destacar é o Metro do Porto que possui 68 estações distribuídas por cerca de 60km. Além de todos estes transportes, o Porto conta ainda como um sistema rodoviário rico e com estações ferroviárias à disposição entre as quais São Bento e Porto-Campanhã.

Aeroporto do Porto

Aeroporto do Porto

Metro do Porto

Metro do Porto

  • Gastronomia

A cidade do Porto tem diversos pratos típicos da tradicional culinária portuguesa entre os quais pratos de carne, de peixe, sopas, entradas, vinhos, doces etc. Um dos pratos mais típicos são as Tripas à moda do Porto, um prato histórico que remonta à altura dos descobrimentos. Outro dos pratos típicos é o Bacalhau à Gomes de Sá, o Caldo Verde, o Vinho do Porto, a Francesinha tão típica etc.

Francesinha

Francesinha

Bacalhau à Gomes de Sá

Bacalhau à Gomes de Sá

 

  • Desporto

A nível desportivo a cidade do Porto destaca-se em vários desportos nomeadamente o futebol sendo o Futebol Clube do Porto e o Boavista Futebol Clube as principais equipas e clubes da cidade. Destacam-se os respetivos estádios: o Estádio do Bessa e o Estádio do Dragão. A nível individual destaca-se Rosa Mota, uma conhecida atleta que venceu a medalha de ouro da maratona nos Jogos Olímpicos de Seul e de bronze nos Jogos Olímpicos de Los Angeles. Destacam-se ainda eventos como a Maratona do Porto e o Red Bull Air Race.

Estádio do Dragão

Estádio do Dragão

Estádio do Bessa

Estádio do Bessa

Red Bull Air Race

Red Bull Air Race

 

Brasão da cidade

brasao porto

Armas de azul com um castelo de ouro que é constituído por um muro ameado e flanqueado por duas torres ameadas, aberto e iluminado de vermelho que está assente num mar de cinco faixas ondadas, sendo três delas de prata e duas de cor verde.

Acordos de Geminação

Atualmente a cidade do Porto possui acordo de geminação com várias localidades nacionais e estrangeiras, nomeadamente:

  • Chennevieres, França
  • Bristol, Reino Unido
  • Duruelo de la Sierra, Espanha
  • Iena, Alemanha
  • Liège, Bélgica
  • Haro, Espanha
  • Vigo, Espanha
  • Recife, Brasil
  • Beira, Moçambique
  • Luanda, Angola
  • Mindelo, Cabo Verde
  • Neves, São Tomé e Príncipe
  • Ndola, Zâmbia
  • Macau (A.E.), República Popular da China
  • Nagasáqui, Japão
  • Xangai, República Popular da China
453 Visualizações 1 Total
453 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.