São João da Madeira, Portugal

Apresentação do município de São João da Madeira: história, características demográficas, património natural e edificado, gastronomia.

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Apresentação da cidade e município de São João da Madeira

São João da Madeira é um município português localizado no distrito de Aveiro, na região norte. É um município com 21 713 habitantes, de acordo com os censos de 2011, com apenas 7,94 km². São João da Madeira é limitado a norte e a noroeste por Santa Maria da Feira e a este e a sul por Oliveira de Azeméis.

São João da Madeira é a sede do mais pequeno município português em área, com uma única freguesia.

História do concelho

As origens do concelho remontam a uma época prévia da formação da nacionalidade, como é possível perceber por duas cartas de venda, em pergaminho, datadas de 1088, onde é referida a “uilla de Sancto Ioanne que dicent Mateira”. O topónimo “Madeira” parece ter a ver, dizem os historiadores, com a abundância arborícola da região.

Durante muitos séculos este concelho passou despercebido no contexto nacional. Em meados do século XIX a pequena aldeia de São João da Madeira acabou por se tornar num dos focos da Revolução Industrial em Portugal, transformando-se num dos maiores polos industriais do país. A chapelaria é a primeira atividade industrial que ali se fixa, com a implantação da primeira fábrica em 1802. Em 1908 a inauguração da linha ferroviária do Vouga contribuiu para potenciar ainda mais a industrialização da região.

Em 1922 São João da Madeira adquiriu o estatuto de vila e autonomia administrativa por desmembramento do concelho de Oliveira de Azeméis aconteceu quatro anos depois. Paralelamente à indústria chapeleira, também a indústria do calçado foi crescendo, acabando por se tornar a principal atividade económica da cidade, tornando São João da Madeira como a “Capital do Calçado”.

Património edificado e natural

Como reflexo da história industrial do concelho destacam-se dois locais de extrema importância: o Museu da Chapelaria e o Museu do Calçado. Além destes dois museus é importante visitar o património edificado de São João da Madeira, nomeadamente a Casa da Quinta do Morgado, o Palacete do Rei da Farinha, o Palácio Conde António Dias Garcia, a Capela de Nossa Senhora dos Milagres, a Capela de Santo António e a Capela de Casaldelo.

Relativamente ao património natural, em São João da Madeira temos o Parque Urbano do Rio Ul (com a dimensão de 300 mil metros quadrados), o Parque de Nossa Senhora dos Milagres (o mais antigo da cidade, inaugurado em 1938), o Parque Ferreira de Castro, o Jardim Municipal e a Praça Barbezieux.

Gastronomia

A gastronomia local está muito associada à indústria, nomeadamente do calçado e da chapelaria. Por isso, o município criou as Gastroformas, uma tradição gastronómica relacionada com as formas da indústria aliando também sabores tradicionais como a cenoura e o coelho.

Geminações

Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou os seguintes Protocolos de Geminação:

  • Felgueiras (Portugal) a 11 de outubro de 1996
  • Maio (Cabo Verde) a 16 de maio de 1996
  • Novo Hamburgo (Brasil) a 18 de agosto de 1996
  • Nampula (Moçambique) a 9 de dezembro de 1996
  • Alcobaça (Portugal) a 17 de julho de 1997
  • Vliana (Angola) a 16 de maio de 1999

Brasão da cidade

15143

O brasão da cidade é composto por um escudo partido em pala, sobrepondo-se-lhe uma barra de negro, onde está inscrita a palavra LABOR a letras douradas; à direita é esmaltado de prata, sobressaindo a vermelho vivo o perfil de uma fábrica; à esquerda é esmaltado de verde, com um feixe erguido de parras de trigo dourado. A coroa mural é de cinco torres de prata e o listel é branco com as palavras CIDADE DE S. JOÃO DA MADEIRA.

Municípios do Distrito de Aveiro

Águeda Albergaria-a-Velha Anadia Arouca Aveiro
Castelo de Paiva Espinho Estarreja Ílhavo Mealhada
Murtosa Oliveira de Azeméis Oliveira do Bairro Ovar Santa Maria da Feira
São João da Madeira Sever do Vouga Vagos Vale de Cambra
235 Visualizações 1 Total
235 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.