Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
Apresentação da vila e município de Vagos
Vagos é um município português localizado no distrito de Aveiro, na região do Centro e sub-região do Baixo Vouga. É um município com 22 851 habitantes, de acordo com os censos de 2011, estando dividido em oito freguesias em 164,92 km². O município é limitado a norte por Ílhavo, a nordeste por Aveiro, a leste por Oliveira do Bairro, a sueste por Cantanhede, a sudoeste por Mira e a oeste pelo Oceano Atlântico.
Vagos é composto por duas partes divididas pela Ria de Aveiro.
As oito freguesias do concelho de Vagos são Calvão, Fonte de Angeão e Covão do Lobo, Gafanha da Boa Hora, Ouca, Ponte de Vagos e Santa Catarina, Santo André de Vagos, Sosa e Vagos e Santo António.
História do concelho de Vagos
A região era chamada de Vacuus durante a ocupação romana, apesar de não existir como na atualidade durante a Idade Média. A maioria dos terrenos atuais estavam ocupados pelo mar . Posteriormente houve o assoreamento de uma vasta planície onde as populações se dedicam à agricultura e agro-pecuária.
D. Sancho I deu o foral às terras de São Romão em 1190 e em 1192 doou a antiga Vila de Soza à Ordem de Nossa Senhora do Rocamador, mais tarde extinta. Soza foi a sede do concelho, com foral em 1514, e foi extinta a 31 de dezembro de 1853, passando a integrar o concelho de Vagos.
A vila de Vagos recebeu foral a 14 de agosto de 1514 por D. Manuel.
Património natural e edificado
Dada a sua proximidade com o mar, este concelho tem um património natural composto por belas praias que atraem muitos turistas. Deste modo destaca-se a Praia da Vagueira e a Praia da Vagueira Norte, a Praia do Labrego, a Praia da Duna Alta, a Praia da Gafanha da Boa Hora, a Praia da Ponte da Vagueira e a Praia do Areão.
Em termos de património edificado pode visitar o Santuário de Nossa Senhora de Vagos, a Casa-Museu Gandaresa e o Museu do Brincar.
Gastronomia
A fertilidade dos seus terrenos e a proximidade com a água dá origem a produtos agrícolas de elevada qualidade em Vagos. O prato mais popular da região é a caldeirada de enguias. Além disso, pode provar os mariscos da ria, as papas de abóbora, o leitão, a chanfana, as saínhas e as favadas.
Geminações
Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou os seguintes Protocolos de Geminação:
- Bafatá (Guiné Bissau) a 29 de outubro de 1991
- Mé-Zochi-Cidade Trindade (S. Tomé e Príncipe) a 29 de outubro de 1993
- León (França)
- S. Vicente (Cabo Verde)
- Ceará (Brasil)
Brasão da cidade
O brasão da cidade é de ouro, com barco moliceiro de negro, aparelhado do mesmo e vestido de vermelho, vogante sobre um pé de água de quatro fachetas ondadas de azul e prata, acompanhado em chefe de dois molhos de espigas de verde, atados do mesmo. A coroa mural de quatro torres de prata e o listel branco com os dizeres VAGOS a negro.