Cantanhede (Coimbra)

cats

Cantanhede é uma cidade portuguesa que pertence ao distrito de Coimbra. É capital de concelho e situa-se na Região Centro – Região das Beiras, pertence à sub-região do Baixo Mondego e da Beira Litoral. Ao todo o concelho tem catorze freguesias: Ançã, Cadima, Cantanhede e Pocariça, Cordinhã, Covões Camarneira, Febres, Murtede, Ourentã, Portunhos Outil, Sanguinheira, São Caetano, Sepins e Bolho, Toca, Vilamar e Corticeiro de Cima. O município tem cerca de 390.88 km2 de área e 36 595 habitantes segundo dados recolhidos em 2011. Quanto aos limites territoriais do concelho, Cantanhede é limitado a norte pelos municípios de Vagos, de Oliveira do Bairro e de Anadia, a este pelo concelho da Mealhada, a sudeste pelo concelho de Coimbra e a sul por Montemor-o-Velho e pela Figueira da Foz. A noroeste o limite é o concelho de Mira e a oeste o concelho de Cantanhede é banhado pelo Oceano Atlântico.

A câmara municipal é atualmente presidida por Helena Teodósio do Partido Social Democrata que tomou posse da presidência do município no ano de 2017 tendo-se tornado a primeira mulher a presidir o concelho de Cantanhede. O feriado municipal é assinalado no dia 25 de Julho em homenagem a São Tiago.

 

CNT1

Cantanhede é uma cidade fortemente desenvolvida em diversos setores desde agricultura, pecuária, industria alimentar e fabril, ourivesaria, viticultura e também nos setores da cultura e da educação bem como no desporto. A nível educacional Cantanhede (cidade) possui um complexo escolar que agrupa escola primária e jardim-de-infância, escola básica dos 2º e 3º ciclos e escola secundária. Existe ainda na cidade uma escola de ensino privado, a Escola Pedro Teixeira. Além das escolas a cidade possui diversos centros de estudo particulares que oferecem serviços de explicações e apoio ao estudo.

No que toca à saúde o concelho de Cantanhede é servido pelo Centro de Saúde de Cantanhede e pelo Hospital do Arcebispo João Crisóstomo que oferece não só um serviço de Consulta Aberta como um leque variado de especialidades médicas. Uma mais valia é o serviço de Cuidados Paliativos do hospital, uma das primeiras unidades de paliativos a ser organizada em Portugal.

A cidade é servida por GNR e bombeiros e a nível desportivo possui um complexo de piscinas municipais, um campo e academia de ténis, um clube e campo de golfe, um complexo desportivo para treinos de futebol onde treina o Clube de Futebol os Marialvas entre outros espaços onde é possível praticar-se desporto ao ar livre, por exemplo. Outro setor fortemente valorizado no concelho é a viticultura. Cantanhede possui uma adega, a Adega Cooperativa de Cantanhede onde se produz o famoso espumante Marquês de Marialva. Aliado ao bom vinho produzido na região, outra das ofertas do concelho de Cantanhede é o leitão à bairrada originalmente feito na Mealhada. A cidade é servida por uma rede de transportes rodoviária que faz ligação a cidades como Coimbra, Aveiro e Figueira da Foz e existe ainda um pequeno autocarro que faz percursos dentro da cidade.

Outro dos fatores que valoriza o município de Cantanhede é a Expofacic, uma atração turística para muitas pessoas. A Expofacic é uma feira agrícola, comercia e industrial que é realizada todos os anos na cidade e que além de mostrar e promover o comércio, artesanato e industrias locais ainda promove o desporto, a cultura e proporciona vários espetáculos e concertos que atraem muitos visitantes à cidade. A feira ocorre durante o verão (entre finais de Julho e princípios de Agosto) e podem ser vistos várias informações e cartazes no site da feira. A cidade de Cantanhede possui também uma zona industrial bastante desenvolvida com empresas do ramo automóvel, ramo de 2 rodas, setor alimentar, de madeira e uma empresa de sanitários. Ainda na zona industrial localiza-se o Biocant que é o primeiro parque de biotecnologia em Portugal e desenvolve variados ramos na área das ciências da vida. O parque inclui variadas empresas e é também uma forte atração à cidade, formando muitos postos de trabalho. A nível cultural, Cantanhede possui vários monumentos entre eles a estátua do Marquês de Marialva bem no centro da cidade, em frente à câmara municipal, a Igreja Matriz, a Capela de Nossa Senhora da Misericórdia, a Casa da Cultura, o Museu da Pedra, entre outros.

431 Visualizações 1 Total
431 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.