Coimbra (Portugal)

coimbra

Coimbra é uma cidade portuguesa, capital de distrito e tem dezoito freguesias: Almalaguês, Antuzede e Vil de Matos, Assafarge e Antanhol, Brasfemes, Ceira, Cernache, Coimbra (Sé Nova, Santa Cruz, Almedina e São Bartolomeu), Eiras e São Paulo de Frades, Santa Clara e Castelo Viegas, Santo António dos Olivais, São João do Campo, São Martinho de Árvore e Lamarosa, São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades, São Silvestre, Souselas e Botão, Taveiro, Ameal e Arzila, Torres do Mondego, Trouxemil e Torre de Vilela. Coimbra localiza-se na Região Centro – Região das Beiras, pertence à sub-região do Baixo Mondego e da Beira Litoral. Tem uma área de 319,4 km2 e segundo dados de 2011 possui 105 842 habitantes. A câmara municipal é atualmente presidida por Manuel Machado do Partido Socialista e o feriado municipal realiza-se a 4 de Julho onde há uma homenagem à Rainha Santa Isabel de Portugal.

Da Alta à Baixa da cidade, da Universidade ao Rio Mondego – proveniente da Serra da Estrela, muito há para descobrir. Em cada esquina, um segredo. Coimbra é história, cultura e tradições. É uma das mais monumentais cidades portuguesas e acolhe uma das mais antigas universidades da Europa – A Universidade de Coimbra. É património Mundial, magia do fado, culto da Rainha Santa Isabel de Portugal e uma cidade líder no Conhecimento e na Investigação Científica e Tecnológica. Coimbra é uma cidade com alma onde se vivem emoções únicas, experiências inesquecíveis e se guardam recordações para toda a vida.

A cidade que se ergue sobre as duas margens do Rio Mondego permite uma viagem pela Arte, pela Cultura, pela Educação, pela História, pelo Património, pela Natureza, pelo Desporto, pela Gastronomia e pelo Artesanato. Muitas foram as personalidades que se formaram em Coimbra e são milhares as pessoas que a recordam como “A cidade da saudade” porque lá viveram enquanto estudavam na Universidade que comemorou 727 anos, este ano (1 de Março de 2017). Alberga também o Museu Nacional Machado de Castro onde se encontra o Criptopórtico, uma das obras mais notáveis de arquitetura romana e aquele que é considerado o elemento romano de arquitetura civil mais bem conservado em Portugal. O medieval Convento de Santa Clara-a-Velha – obra várias vezes premiada – e o conhecido Museu da Ciência, o Exploratório Infante D. Henrique – polos nacionais de divulgação da ciência e conhecimento científico em Portugal. Ainda de notar, a belíssima Quinta das Lágrimas onde se realça a história de amor trágica entre Pedro e Inês, o Portugal dos Pequenitos que proporciona uma viagem pela monumentalidade do país e também a vida ao ar livre, desfrutando dos parques e jardins da cidade que constituem belos locais de lazer para todas as idades – Jardim Botânico, Jardim da Manga, Jardim da Sereia, que fica bem perto da Praça da República, o Parque Dr. Manuel Braga e o Parque Verde, à beira do Rio Mondego.

Durante um passeio na baixa da cidade, passando pelo Largo da Portagem, pela rua Ferreira Borges e tomando um café com um típico Pastel de Tentúgal, é possível subir pelo mítico Arco da Almedina, através das escadas do Quebra-costas, até à Sé Velha da cidade. Tabernas típicas, casas de fado, esplanadas…as emblemáticas Repúblicas de Estudantes são algumas das atrações que se localizam entre a zona da baixa e a zona alta da cidade. Coimbra é uma cidade que possui variados meios de transporte desde um aeródromo – Aeródromo Bissaya Barreto – ligação marítima graças à proximidade com o porto da Figueira da Foz, redes rodoviárias como por exemplo a ligação à autoestrada número 1 (A1), ou a serventia para o IP3. A nível ferroviário Coimbra possui ligação ao norte e ao sul do país através do comboio Alfa Pendular e possui duas estações ferroviárias: Coimbra Cidade ou Coimbra B. Os limites geográficos da cidade de Coimbra são: a Norte a Mealhada (conhecida pelo típico leitão à bairrada), a Este Penacova, Vila Nova de Poiares e Miranda do Corvo, a Sul Condeixa-a-Nova, a Oeste Montemor-o-Velho (conhecido pelo castelo da cidade e pelos extensos campos de arroz e restantes campos de cultivo) e a noroeste por Cantanhede.

491 Visualizações 1 Total
491 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.