Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
Apresentação da cidade e município de Ílhavo
Ílhavo é um município português localizado no distrito de Aveiro, na região do Centro e sub-região do Baixo Vouga. É um município com 38 598 habitantes, de acordo com os censos de 2011, estando dividido em quatro freguesias em 73,48 km². O município é dividido em três sítios distintos por braços da Ria de Aveiro e é limitado a norte e a nordeste por Aveiro e a sul por Vagos.
As quatro freguesias do concelho são Gafanha da Encarnação, Gafanha da Nazaré, Gafanha do Carmo e Ílhavo (São Salvador).
História do concelho de Ílhavo
Na origem deste concelho está a cidade romana de Illiabum.
Mais tarde, a 13 de outubro de 1296, recebeu o foral de D. Dinis, tendo sido elevado a cidade a 13 de julho de 1990.
Património
Como principal património da cidade temos:
- Palheiro de José Estêvão (freguesia de Gafanha da Encarnação)
- Forte da Barra de Aveiro (freguesia de Gafanha da Nazaré)
- Capela da Vista Alegre (freguesia de Ílhavo)
- Solar do Visconde de Almeidinha (freguesia de Ílhavo)
- Vila Africana (freguesia de Ílhavo)
Gastronomia
O bacalhau é o rei da gastronomia deste concelho. Anualmente organiza-se o Festival do Bacalhau, organizado pela Câmara Municipal e pela Confraria Gastronómica do Bacalhau. Além do bacalhau, a gastronomia é marcada pela enguia (frita ou em caldeirada), pelo marisco e pela galeota (apenas em março).
Nas sobremesas destaca-se o leite-creme, o arroz doce à moda de Ílhavo, a tripa, as papas de abóbora, as papas de carolo de milho, as padas de Vale de Ílhavo e os folares.
Geminações
Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou os seguintes Protocolos de Geminação:
- St. John’s (Canadá)
- New Bedford (EUA)
- Newark (EUA)
- Cuxhaven (Alemanha)
- Paraty (Brasil)
- Ihtiman (Bulgária)
- Funchal (Portugal)
- Grindavik (Islândia)
Brasão da cidade
O brasão da cidade é um escudo de prata, com um barco antigo de negro, realçado de ouro, mastreado e encordoado de negro, vestido de uma vela de púrpura, vogando num mar de seis faixas ondadas, três de verde e três de prata. Em chefe estão três vieiras de púrpura realçadas de ouro. A coroa mural é de cinco torres de prata e o listel é branco com a legenda CIDADE DE ÍLHAVO a negro.