Forte da Barra de Aveiro

Apresentação do Forte da Barra de Aveiro: localização geográfica, evolução histórica e características deste monumento com cariz defensivo e de sinalização

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

O Forte da Barra de Aveiro situa-se numa ilha adjacente à Ilha da Mó do Meio, na freguesia da Gafanha da Nazaré, no concelho de Ílhavo, no distrito de Aveiro. Também é denominado de Forte Pombalino, Forte Novo ou Castelo da Gafanha. 

Pertencia a um conjunto de fortalezas joaninas edificadas entre 1642 e 1648, cuja disposição pretendia reforçar as fronteiras do reino. 

História do Forte da Barra de Aveiro

A região começou a ser habitada no século XVI. Junto à foz do rio Vouga foram construídos um farol e um pequeno forte. No entanto, este forte nunca teve funções militares de relevo, uma vez que o assoreamento que progredia na foz do Vouga fez avançar mais a linha da costa, com interrupções intermitentes do acesso ao mar. Esta situação evoluiu para o seu estado presente com a abertura da Barra de Aveiro, que separou São Jacinto da Barra Nova, a construção do Farol de Aveiro e de dois molhes de mar. 

A 21 de dezembro de 1974 o Forte da Barra de Aveiro foi classificado como Imóvel de Interesse Público.

Nos últimos anos o piso térreo tem sido utilizado como depósito de materiais e o farol continua a desempenhar funções de sinalização na navegação interna. 

Forte da Barra de Aveiro

By António Amen, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=16751396

Características do monumento

O Forte da Barra de Aveiro foi construído com linhas defensivas e baluartes angulados típicos da sua época. 

Caracteriza-se como uma obra do tipo abaluartado. Resta atualmente uma pequena cortina de dois meios baluartes. Com o passar do tempo foram edificadas construções sobre a cortina e o meio baluarte norte. No baluarte sul foi erguida uma torre de sinalização. Nesse lado ainda é visível parte da escarpa, cordão e três canhoeiras cortadas no parapeito. 

35 Visualizações 1 Total
35 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.