Felgueiras (Porto)

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Apresentação da cidade e município de Felgueiras

Felgueiras é um município português localizado no distrito do Porto, na região norte e sub-região do Tâmega. Felgueiras é sede de um município com 115,74 km² de área e 58 065 habitantes, de acordo com os censos de 2011, estando dividido em 20 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Fafe, a nordeste por Celorico de Basto, a sueste por Amarante, a sudoeste por Lousada e a noroeste por Vizela e Guimarães. O município engloba duas cidades: Felgueiras e Lixa.

História de Felgueiras

A primeira referência histórica a Felgueiras remete a 959, no testamento da condessa galega Mumadona Dias. Neste documento é citada a vila de Moure (Felgueiras): “in felgaria rubeans villa de mauri”. Felgueiras deriva do termo felgaria, que significa terreno coberto de fetos que, quando secos, são avermelhados (rubeans ou rubeas). O território é também citado no inventário dos bens, igrejas e herdades do Mosteiro de Nossa Senhora da Oliveira de Guimarães.

Embora se desconheça o seu paradeiro, alguns historiadores garantem que Felgueiras recebeu um foral do conde D. Henrique confirmado por D. Afonso Henriques. No entanto, apenas o foral concedido por D. Manuel I a 15 de outubro de 1514 chegou até à atualidade, existindo um exemplar no Arquivo Histórico Municipal.

As Inquirições de 1220 englobavam na terra de Felgueiras cerca de 20 freguesias, para além dos mosteiros de Caramos e de Pombeiro e as igrejas de São Tomé de Friande e de Santo André de Airães. Quando foi transformada em comarca, em 1855, Felgueiras passou a abranger mais 12 freguesias.

A elevação à categoria de cidade aconteceu a 13 de julho de 1990. Tal como Felgueiras, a anterior vila da Lixa obteve distinção semelhante, passando a cidade a 21 de junho de 1995.

Património e turismo industrial

O concelho de Felgueiras agrega um rico património edificado, um dos motivos pelos quais integra a Rota do Românico do Vale do Sousa. Categorizados por Monumentos Nacionais localizam-se em Felgueiras a Igreja de Santa Maria de Airães, a Igreja de São Vicente de Sousa e o Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro, um dos ex-libris da região. No que se refere aos Monumentos de Interesse Público, incluem-se a Casa de Valmelhorado, a Igreja de São Mamede de Vila Verde, a Igreja de São Martinho de Caramos e o Paço de Pombeiro. Um dos locais que preserva identidade histórica e comprova a passagem de diversos povos por esta região é a Villa Romana de Sendim, classificada como Imóvel de Interesse Público. Contudo, é ainda importante mencionar outros locais como a Igreja do Salvador do Unhão, o Cruzeiro de Pombeiro, o Santuário de Santa Quitéria e o Solar de Sergude.

Sendo uma região marcada pela indústria, Felgueiras agrega um importante património industrial relacionado com as fábricas existentes no concelho. Este património está agregado num roteiro de turismo industrial que permite aos visitantes conhecer as indústrias do calçado, dos têxteis e da agricultura, assim como peças de arte criadas pelas mãos das bordadeiras, combinando tradição, engenho e inovação.

Gastronomia

Na gastronomia de Felgueiras a especialidade mais conhecida é o Pão-de-Ló de Margaride. Além disso, é importante mencionar os vinhos verdes, o cozido à portuguesa, o bacalhau, o arroz de cabidela e os assados em fornos de lenha que fazem parte das mesas dos felgueirenses e que podem ser degustados nos restaurantes do concelho.

Geminações

Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou os seguintes Protocolos de Geminação:

  • 10 de julho de 1993 – Pont Sainte Maxence (França)
  • 13 de julho de 1996 – Boa Vista (Cabo Verde)
  • 13 de julho de 1996 – Santa Cruz de Cabrália (Brasil)
  • 12 de julho de 1997 – São João da Madeira (Portugal)
  • 13 de julho de 1998 – S. Vicente (Cabo Verde)
  • 07 de agosto de 2014 – Mocímboa da Praia (Moçambique)

Municípios do Distrito do Porto

Amarante Baião Felgueiras Gondomar Lousada
Maia Marco de Canaveses Matosinhos Paços de Ferreira Paredes
Penafiel Porto Póvoa de Varzim Santo Tirso Trofa
Valongo Vila do Conde Vila Nova de Gaia
392 Visualizações 1 Total
392 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.