Penafiel (Porto)

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Apresentação da cidade e município de Penafiel

Penafiel é uma cidade portuguesa no distrito do Porto, região Norte e sub-região do Tâmega. É sede de um município com 212,24 quilómetros quadrados e 72 265 habitantes, de acordo com os censos de 2011, estando dividido em 28 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Lousada, a nordeste por Amarante, leste por Marco de Canaveses, a sul por Castelo de Paiva e a oeste por Gondomar e Paredes.

História da cidade

Conhecida como Arrifana de Sousa até ao reinado de D. José I, é com uma carta régia de 3 de março de 1770 que este território teve a sua designação alterada para Penafiel, sendo elevada à categoria de cidade. Ainda nesse ano, por bula do Papa Clemente XIV, é ereta em sede da diocese do mesmo nome, mas acabou por ter pouca duração.

A origem do nome da cidade remete para as fortificações existentes na cidade. De facto, quando Penafiel foi fundada existiam dois castelos: um junto à margem norte do rio Sousa (Castelo de Aguiar de Sousa) e outro na margem sul, denominado Castelo de Pena (Pennafidelis). Apesar de ter sido atacada por várias vezes, esta última fortificação nunca se rendeu, o que lhe valeu o nome de “fiel”, passando a ser conhecida por Castelo de Penafiel. Esta lenda não impede de, durante muitos séculos, esta zona ter sido conhecida por Arrifana de Sousa, cuja origem estará relacionada com os árabes.

O início da paróquia de Arrifana de Sousa remete para o século XVI, sendo que é em 1519 que D. Manuel lhe concede carta de foral, sem a elevar a vila. Em 1723 a população solicita ao monarca que o lugar fosse elevado a vila, com Juiz e Câmara própios. Perante esta ideia, o Porto mostrou o seu desagrado e pressionou para que a decisão fosse negativa, adiando o processo até 1741, quando D. João V eleva a paróquia a vila. É este mesmo rei que acaba por alterar o topónimo da localidade, tal como mencionado anteriormente.

Património histórico edificado

Das suas origens antigas, nomeadamente da cultura megalítica, restam vestígios como o Dólmen da Portela, na freguesia de Santa Marta, também conhecido por Forno dos Mouros. Deste período é ainda importante mencionar o Menir de Luzim, com dois metros e meio de altura e que se estima que tenha entre 3000 a 4000 anos. Nesta freguesia estão também as gravuras rupestres de Lomar. Em Perozelo e Cabeça Santa existem sepulturas antropomórficas.

Outro dos locais de relevo no concelho é a Citânia de Monte Mozinho, conhecida por “cidade morta”. Este é um dos castros mais extensos da Península Ibérica e conserva vestígios de várias culturas: galaico-lusitana, romana, visigótica e árabe.

Os vários objetos históricos encontrados um pouco por todo o território de Penafiel estão dispostos no Museu Municipal, que está instalado no palacete setecentista dos Pereira do Lago.

Dos monumentos da cidade de Penafiel destacam-se ainda a Igreja Matriz, classificada como Monumento Nacional, onde sobressai a capela-morgótica da Igreja do Espírito Santo. Esta igreja, em granito, foi reconstruída no século XVI, motivo pelo qual tem características renascentistas.

Gastronomia

Em Penafiel os pratos mais típicos são o cabrito ou o anho assado com arroz de forno, o cozido, o sável frito ou de escabeche e a lampreia (à bordaleza ou em arroz de sangue). Estes pratos são sempre acompanhados pelo vinho verde da região.

Na doçaria destacam-se os doces de feira, sobretudo os bolinhos de amor, o pão-de-ló, o pão podre, os rosquilhos, os brinquedos ou os doces de S. Gonçalo. Contudo, a doçaria penafidelense inclui ainda a sopa seca, o sarrabulho doce e as tortas de S. Martinho.    

Brasão da cidade

brasaopnf_106

 

 

 

O concelho de Penafiel tem um brasão de armas de azul, com águia estendida de ouro, bicada e armada de negro, carregada no peito com uma cruz de Cristo e acompanhada com duas espadas de prata. Inclui ainda coroa mural de cinco torres de prata e listel branco com as letras PENAFIEL a negro.

Municípios do Distrito do Porto

Amarante Baião Felgueiras Gondomar Lousada
Maia Marco de Canaveses Matosinhos Paços de Ferreira Paredes
Penafiel Porto Póvoa de Varzim Santo Tirso Trofa
Valongo Vila do Conde Vila Nova de Gaia
201 Visualizações 1 Total
201 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.