Paredes (Porto)

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Apresentação da cidade e município de Paredes

Paredes é um município português localizado no distrito do Porto, na região Norte e sub-região da Área Metropolitana do Porto. Paredes é sede de um município com 156,76 km² de área e 88 864 habitantes, de acordo com os censos de 2011, estando dividido em 18 freguesias.

História

A origem de Paredes remonta para o antigo concelho de Aguiar de Sousa, cuja origem está associada aos primórdios da Monarquia. Este concelho surgiu num pacto de povoamento de Vale do Sousa, tendo sido criado no século XII, constando nas inquirições de 1258 mandadas por D. Afonso III. Aguiar de Sousa recebeu foral em 1269, confirmado em 1411 por D. João I e reiterado por D. Manuel I em 1513.

É no século XVI que Paredes se torna capital do concelho de Aguiar de Sousa, assumindo uma posição de relevo na região. É esta importância que leva à formação do concelho de Paredes, quando decorreu a organização administrativa promovida por Passos Manuel, em 1836. Com a nova configuração, Paredes passou a vila a 7 de fevereiro de 1844, data do Alvará Régio de D. Maria II.

A 20 de junho de 1991, Paredes ascendeu à categoria de cidade. A 26 de agosto de 2003 foram elevadas a cidade as freguesias de Lordelo e Rebordosa; Gandra tornou-se cidade com um estatuto especial, em virtude de aqui se situar um polo universitário. Por isso, o concelho de Paredes contém quatro cidades, sendo o concelho português com maior número de cidades.

Património edificado

Paredes é um concelho com um importante património edificado que inclui Monumentos Nacionais (Igreja de S. Pedro do Mosteiro de Cete), Imóveis de Interesse Público (Ermida da Nossa Senhora do Vale, Castro da Serra do Muro de Vandoma, Cruzeiro do Adro da Nossa Senhora do Vale, Dólmen do Padrão, Igreja de S. Tomé, Pelourinho de Louredo, Pelourinho de Paredes, Torre dos Mouros, Igreja e Mosteiro de Vilela, Igreja de S. Cristóvão Louredo e Torre do Castelo de Aguiar de Sousa) e ainda Imóveis de Interesse Municipal (Solar da Venda, Quinta de Cete, Casa de Espessande, Cadeia Comarca, Quinta de Louredo, Casa da Amoreira, Aqueduto e Tanques de Cimo de Vila, Mamoa de Ramos, Casa da Estebuela e Ponte das Penhas Altas).

Gastronomia

Paredes tem um conjunto de iguarias características que fazem as delícias de quem visita este concelho. O tradicional cabrito assado no forno de lenha acompanhado de arroz é um prato comum em dias comemorativos e festivos das famílias.

Um dos produtos mais tradicionais é o melão casca de carvalho, que se relaciona com as práticas agrícolas do concelho e com as particularidades do terreno e do clima. Além do melão destaca-se a broa de milho, o tremoço e a regueifa.

Em Paredes comem-se ainda deliciosas sobremesas, nomeadamente sopa seca (tem como base pão, canela, açúcar e hortelã), doces da Mansinha (doces secos que são cobertos por uma camada de açúcar) e doce cavaco.

Para complementar esta variedade, Paredes integra a Região Demarcada de Vinhos Verdes, da qual consta atualmente a Quinta da Bela Vista, com uma área de 11 hectares de vinha.

Geminações

Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município de Paredes celebrou os seguintes Protocolos de Geminação:

  • Montereau-Fault-Yonne (França) a 28 de abril de 2001
  • Maputo (Moçambique) – novembro de 2015
  • Governo Regional da Ilha do Príncipe (São Tomé e Príncipe) a 24 de maio de 2016

Brasão da cidade

Paredes1

O brasão de Paredes é de escudo de prata, com uma macieira verde, frutada de ouro e troncada de negro, saindo de um terrado verde realçado de negro. Do mesmo terrado, envolvendo o tronco e trepando pela árvore, sai uma videira de verde, folhada do mesmo e frutada de dois cachos púrpura pendentes da área. A coroa mural de prata é de cinco torres e o listel é branco com CIDADE DE PAREDES a negro.

Municípios do Distrito do Porto

Amarante Baião Felgueiras Gondomar Lousada
Maia Marco de Canaveses Matosinhos Paços de Ferreira Paredes
Penafiel Porto Póvoa de Varzim Santo Tirso Trofa
Valongo Vila do Conde Vila Nova de Gaia
277 Visualizações 1 Total
277 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.