Vila do Conde (Porto)

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Apresentação da cidade e município de Vila do Conde

Vila do Conde é uma cidade portuguesa no distrito do Porto, região Norte e sub-região da Área Metropolitana do Porto. É sede de um município com 149.03 quilómetros quadrados e 79 533 habitantes, de acordo com os censos de 2011, estando dividido em 21 freguesias.  Vila do Conde é limitada a norte pelo município da Póvoa de Varzim, a leste por Vila Nova de Famalicão e Trofa, a sul pela Maia e por Matosinhos e a oeste pelo oceano Atlântico.

História da cidade

A povoação de Vila do Conde é muito antiga, sendo anterior à fundação de Portugal. Uma vez que Vila do Conde nunca sofreu alterações no seu topónimo, a primeira referência à cidade é do ano de 953 no livro da condessa Mumadona Dias, onde é referida como Villa de Comite.

As origens ancestrais desta cidade costeira desenvolvem-se desde o Castro de S. João Batista. Quando D. Sancho I se apaixonou por D. Maria Pais fez com que a vila passasse a estar na posse desta. A sua tetraneta, D. Teresa Martins e o seu esposo Afonso Sanches, fundaram o Real Mosteiro de Santa Clara, em 1318, no local deste castro. .

O foral foi concedido a Vila do Conde por D. Manuel I em 1516 e a população teve um papel importante na Época dos Descobrimentos, nomeadamente Paulo e Francisco Faria, que participaram na viagem de Vasco da Gama à Índia.

Vila do Conde foi elevada à categoria de cidade em 1987.

Património natural e edificado

A cidade possui um património natural e histórico diversificado e de importante relevo. O principal património natural de Vila do Conde são os vários quilómetros de extenso areal com praias icónicas e classificadas com bandeira azul.

Além disso, esta é uma cidade com vários parques e jardins e uma importante zona ribeirinha. A este nível destaca-se a Praça José Régio, o Jardim da Praça da República, o Jardim da Alameda dos Descobrimentos, o Jardim Júlio da Graça, o Parque Urbano João Paulo II e o Parque de Jogos.

O litoral sul do concelho tem um conjunto de valores de ordem biológica e paisagística com um original mosaico de habitats que se desenvolvem ao longo de uma linha de costa com 8,5 quilómetros. A Paisagem Protegida Regional do Litoral de Vila do Conde é um sítio já classificado devido a esta riqueza.

Em relação ao património edificado existem locais de importante relevo classificados como Monumentos Nacionais (Igreja do Convento de Santa Clara e Túmulos Fundadores, Igreja Matriz de Vila do Conde, Aqueduto de Santa Clara, Igreja Matriz de Azurara, Igreja Românica de S. Cristóvão de Rio Mau e o Pelourinho) e como Monumentos de Interesse Público (Capela de Nossa Senhora da Guia, Capela de Nossa Senhora do Socorro, Igreja da Misericórdia e Casa do Despacho, Forte de S. João Baptista, Igreja de S. Francisco de Azurara, Mosteiro de S. Simão da Junqueira, Jardins, Fontes e Claustro, Capela de S. João Baptista, Capela de Nossa Senhora da Graça, Palacete Melo, Solar de Vasconcelos, Cruzeiro de Azurara, Casa da Praça, Pelourinho de Azurara, Ponte de S. Miguel e Capela de Santa Catarina).

Gastronomia

A gastronomia do concelho reflete a sua posição geográfica em relação ao mar e à diversidade agrícola. Por isso, é particularmente apreciada a “petinga à moda das Caxinas” e uma grande variedade de peixes e mariscos e o cabrito assado.

Os doces conventuais têm também uma forte tradição em Vila do Conde, fruto dos conventos e mosteiros existentes. A rosca de pão doce ou rosca de folar de Páscoa são um doce tradicional local.

Brasão da cidade

VCD1

O brasão de Vila do Conde é negro, com caravela de vermelho, vestida, mastreada, encordoada, realçada com âncora de ouro, vogante num mar que inclui sete faixas ondeadas de prata e verde. Inclui coroa mural de prata de cinco torres e listel branco com as palavras VILA DO CONDE a negro.

Municípios do Distrito do Porto

Amarante Baião Felgueiras Gondomar Lousada
Maia Marco de Canaveses Matosinhos Paços de Ferreira Paredes
Penafiel Porto Póvoa de Varzim Santo Tirso Trofa
Valongo Vila do Conde Vila Nova de Gaia
265 Visualizações 1 Total
265 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.