Paços de Ferreira (Portugal)

Apresentação da cidade e município de Paços de Ferreira, em Portugal

Paços de Ferreira é uma cidade portuguesa que se situa na região de Entre Douro e Minho e na sub-região do Vale do Sousa e Baixo Tâmega e que pertence ao distrito do Porto.

Paços de Ferreira

 

FOTO

(ainda não temos fotografia da localidade… ajude-nos enviando uma ou mais fotos desta localidade para que possamos colocar neste espaço… deverá ser uma fotografia da sua autoria e não deverá possuir direitos de autor… pode enviar para geral@knoow.net)

.

FICHA DA LOCALIDADE

Localidade: Paços de Ferreira
Classificação: Cidade e sede de concelho
População: 56. 340 habitantes (censos de 2011)
Coordenadas: 41º 16’ 35’’ N; 8º 22’ 34’’ O
País: Portugal
Distrito: Porto

Concelho: Paços de Ferreira

Freguesia: Paços de Ferreira

.
.
. .
.

 

Paços de Ferreira é uma cidade portuguesa que é sede de concelho com o mesmo nome e que pertence, por sua vez, ao distrito do Porto, em Portugal Continental. O município de Paços de Ferreira está situado na região Entre Douro e Minho que engloba os distritos de Viana do Castelo, de Braga, do Porto e parte dos distritos de Aveiro, de Viseu e de Vila Real e consequentemente pertence à sub-região do Vale do Sousa e Baixo Tâmega. A cidade de Paços de Ferreira tem cerca de 9 mil habitantes, segundo dados dos censos do ano de 2011 e é a sede de um concelho/município com 70,99km2 de área e um total de cerca de 56. 340 habitantes também segundo dados dos censos feitos no ano de 2011. O feriado municipal da cidade é assinalado no dia seis do mês de novembro de cada ano e o orago é a Santa Eulália. O foral do município foi atribuído no ano de 1836 e o atual presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira é Humberto Brito do Partido Socialista. Paços de Ferreira é conhecido também através da alcunha «Capital do Móvel» por ser o mais proeminente centro de produção e venda de mobiliário de todo o país de Portugal.

O município de Paços de Ferreira tem um total de doze freguesias e está limitado a este pelo município de Lousada, a sul pelo município de Paredes, a sudoeste pela cidade de Valongo e a oeste e a norte por Santo Tirso. As doze freguesias de Paços de Ferreira são: Carvalhosa, Eiriz, Ferreira, Figueiró, Frazão Arreigada, Freamunde, Meixomil, Paços de Ferreira, Penamaior, Raimonda, Sanfins Lamoso Codessos e Seroa. A população concentra-se mais na própria cidade de Paços de Ferreira e em Freamunde assim como nas vilas de Frazão e Carvalhosa, que pertencem a Ferreira e Seroa.

Património Natural e Edificado de Paços de Ferreira

– Monumentos Nacionais:
  • Citânia de Sanfins
  • Mosteiro de Ferreira
  • Casa da Praça
-Imóveis de Interesse Público:
  • Dólmen de Lamoso
  • Pelourinho de Paços de Ferreira
  • Penedo das Ninfas
– Património em Vias de Classificação:
  • Capela de São Francisco em Freamunde
  • Cruzeiro de Eiriz

O município tem ainda outros pontos turísticos de interesse tais como a Serra da Agrela, em Seroa a Igreja Matriz, o Mosteiro de Ferreira e a Rota do Românico do qual fazem parte vinte e um monumentos, a Serra de São Tiago e o Vale do Sousa.

Educação, Transportes e Desporto na cidade de Paços de Ferreira

O município é servido por várias escolas primárias, do ensino básico e secundário e a nível e transportes, Paços de Ferreira é uma cidade servida pela autoestrada A42, que se interliga no território do concelho pacense com a restante rede de estradas nacionais e não só. É servido pela estrada nacional número 207, pela estrada nacional número 209 e pela estrada nacional número 319. A cidade de Paços de Ferreira está a cerca de 28km da cidade do Porto, a 16km de Lousada, a 38km de Santo Tirso, a 20km de Alfena, a 13km de Paredes, a 20km de Penafiel e a 40km de Guimarães. Existem também transportes públicos e rede de transporte escolar. A população ocupa-se com a indústria móvel e com a agricultura, essencialmente. No entanto a zona também tem espaços de comércio e restauração onde os habitantes têm os seus empregos.

A nível de desporto destaca-se o Futebol Clube Paços de Ferreira, um clube de futebol que atualmente joga na primeira liga portuguesa, a Liga NOS. O clube foi formado no ano de 1950 e associado a si tem o Estádio da Capital do Móvel também conhecido como Estádio da Mata Real. O clube nunca foi campeão nacional, no entanto já ganhou por três vezes a segunda liga e por uma vez a terceira liga.

Brasão da cidade de Paços de Ferreira

Paços de Ferreira (Portugal)

O brasão de Paços de Ferreira é um escudo negro que tem semeadas dezoito espigas de milho de ouro sendo cinco quatro, cinco quatro a nível de posicionamento e folhadas de verde, carregadas de uma cruz de cor vermelha do Templo. O brasão é coroado por um mural de prata de cinco torres no total, listel em cor branca e com o nome da cidade – Paços de Ferreira – em tons de negro, na faixa de baixo do brasão.

 

400 Visualizações 1 Total
400 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.