Lousada (Porto)

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Apresentação da cidade e município de Lousada

Lousada é uma vila portuguesa localizada no distrito do Porto, na região Norte e sub-região do Tâmega. Lousada é sede de um município com 96,08 km² de área e 47 387 habitantes, de acordo com os censos de 2011, estando dividido em 15 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Vizela, a nordeste por Felgueiras, a leste por Amarante, a sul por Penafiel, a sudoeste por Paredes e a oeste por Paços de Ferreira e Santo Tirso.

História da vila

O local onde atualmente se localiza o concelho de Lousada é uma região habitada desde tempos antigos. Com terrenos férteis, vários povos por aqui passaram em busca de abrigo, segurança e sobrevivência.

Uma das mais antigas referências ao atual território desta vila remonta ao século VI, quando Meinedo foi sede da diocese do Porto. Em 1514, a 17 de janeiro, Lousada recebeu a carta de foral e a categoria de vila de D. Manuel. Em 1708 o concelho tinha apenas 12 freguesias, aumentando esse número para 18 em 1758, quando era sede do concelho de S. Miguel de Silvares.

Com a reforma administrativa de Portugal em 1835 foi constituído o julgado de Barrosas, que compreendia, entre outros, o concelho de Lousada. Em 1836 uma nova reforma administrativa extinguiu o concelho, uma situação que se manteve até 1838. Após a desintegração de vários concelhos e a anexação de freguesias de outros concelhos, Lousada tem atualmente 15 freguesias.

Património natural e edificado

O concelho de Lousada inclui vários recantos naturais que convidam à visita. O Parque Urbano Dr. Mário Fonseca foi recentemente construído no centro da vila e no Parque de Vilar é possível visitar a Torre Medieval, assim como desenvolver várias atividades em família. No centro da vila destaque ainda para o Jardim do Monte do Senhor dos Aflitos.

Nas 15 freguesias do concelho pode visitar-se o Parque de Lazer e Merendas de Casais, o Parque de Lazer e Temático de Sousela e o Parque de Lazer Domingos Ferreira, assim como a Mata de Vilar, uma área de 14 hectares na freguesia de Vilar do Torno e Alentém.

Ao nível do património edificado são vários os monumentos e sítios que contam a história de Lousada, nomeadamente casas senhoriais (Casa de Ronfe, Casa de Alentém, Casa da Bouça, Casa do Porto, Casa de Rio de Moinhos, Casa da Tapada, Casa de Vila Verde), edifícios religiosos (Igreja de São Lourenço de Pias, Igreja de São Vicente de Boim, Igreja de São Miguel, Capela do Senhor dos Aflitos, Capela da Nossa Senhora do Loreto, Santuário da Nossa Senhora da Aparecida) e edifícios de arquitetura civil (como os Paços do Concelho).

Gastronomia

A gastronomia de Lousada complementa a oferta cultural, natural e patrimonial. Para provar pratos típicos não deixe de experimentar o anho no forno, o arroz de forno, o cozido à portuguesa, o basulaque, os rojões e o sarrabulho. Para terminar a refeição, no que à doçaria diz respeito, em Lousada destaca-se a sopa seca doce, o leite-creme, o pão-de-ló e os beijinhos de amor.

Brasão da vila

220px-LOU

O brasão de Lousada inclui um escudo negro com três espigas de milho de ouro folhadas de verde e atadas de vermelho na ponta. Em redor existe uma orla de prata com oito cacho de uvas púrpura folhadas de verde. No topo está o mural de prata constituído por quatro torres. Ao fundo vê-se um listel branco onde se lê VILA DE LOUSADA a negro.

Municípios do Distrito do Porto

Amarante Baião Felgueiras Gondomar Lousada
Maia Marco de Canaveses Matosinhos Paços de Ferreira Paredes
Penafiel Porto Póvoa de Varzim Santo Tirso Trofa
Valongo Vila do Conde Vila Nova de Gaia
327 Visualizações 1 Total
327 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.