Trofa (Porto)

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Apresentação da cidade e município da Trofa

Trofa é uma cidade portuguesa no distrito do Porto, região Norte e sub-região da Área Metropolitana do Porto. É sede de um município com 72,02 quilómetros quadrados e 38 999 habitantes, de acordo com os censos de 2011, estando dividido em 5 freguesias.  A Trofa é limitada a norte pelo município de Vila Nova de Famalicão, a leste por Santo Tirso, a sul pela Maia e a oeste por Vila do Conde.

As sete freguesias do concelho são: Alvarelhos, São Martinho de Bougado, Santiago de Bougado, São Mamede do Coronado, São Romão do Coronado, Covelas, Guidões e Muro.

História da cidade

A Trofa é um concelho com uma existência recente, uma vez que apenas foi elevada à categoria de vila a 16 de maio de 1984 e a cidade a 2 de julho de 1993. Tornou-se um município autónomo, por desanexação do concelho de Santo Tirso, em 1998.

Contudo, apesar desta curta história, o território tem origens antes da constituição da nacionalidade. Acredita-se que uma das primeiras citações conhecidas da Trofa está num documento de escritura do mosteiro de Moreira da Maia, datado do ano de 979, que refere Alvarelhos, São Cristóvão do Muro e Cedões. Paralelamente existem vários testemunhos e vestígios da época pré-histórica, como os machados da Abelheira, as gravuras do Monte de S. Gens, o material lítico da antiga Estação de Caminho de Ferro e as mamoas de S. Pantaleão e Alvarelhos.

É ainda importante mencionar que no período romano o concelho foi atravessado por uma estrada importante para a administração e que mantém na atualidade vestígios com o Castro de Alvarelhos e os marcos miliários.

Em meados do século XIII, nas Inquirições de D. Afonso III, o território é referido como Terra da Maia e assim se mantém até 1384, ano em que é integrado no termo do Porto. Em 1527 D. Manuel atribui foral à Terra e Concelho da Maia.

Já no século XX, fruto da industrialização existente na região, o concelho desenvolveu-se com uma forte implementação de indústrias têxteis, da agricultura intensiva e da densidade demográfica, alterando o território.

Património natural e edificado

No que respeita ao património natural do concelho da Trofa incluem-se alguns parques e miradouros, como o Parque Nossa Senhora das Dores e o Parque Dr. Lima Carneiro, na freguesia de Santiago de Bougado, e os miradouros do Monte de Santa Eufémia e do Monte de S. Gens de Cidai.

Relativamente ao património edificado é importante mencionar o Castro de Alvarelhos, os Soutos da Lagoa e de Bairros, o Monumento Barca, o Cruzeiro São Martinho e algum património religioso como a Igreja Paroquial de São Mamede do Coronado, o Núcleo da Igreja Paroquial de Alvarelhos, a Igreja Paroquial de São Romão do Coronado, a Capela de São Gonçalo, a Igreja Paroquial do Muro, a Capela de Nossa Senhora das Dores e a Capela Senhora da Livração.

Gastronomia

Tendo como principal atividade económica até ao século XX a agricultura, a gastronomia do concelho é influenciada pelo cultivo do milho, batata, trigo, centeio, feijão e linho, mas também pelas hortas onde é produzida couve e hortaliças, árvores de fruto e vinhas. Da combinação entre a criação animal, a agricultura e a horticultura, a gastronomia é marcada pela feijoada, pelo arroz de pica no chão, pelos rojões, pelo cabrito assado e por doçaria tradicional como as rabanadas, as sopas secas, a maçã assada, a aletria, o leite-creme e o pão-de-ló.

Brasão da cidade

TRF

O brasão da Trofa inclui um escudo verde onde se destaca uma roda dentada sobre dois ramos de quatro espigas cada um e a ponte pênsil. Em contra-chefe existem quatro faixas ondulantes, a azul e branco. A cor da roda dentada e das espigas simboliza o ouro. Em baixo em listel branco as letras TROFA.

Municípios do Distrito do Porto

Amarante Baião Felgueiras Gondomar Lousada
Maia Marco de Canaveses Matosinhos Paços de Ferreira Paredes
Penafiel Porto Póvoa de Varzim Santo Tirso Trofa
Valongo Vila do Conde Vila Nova de Gaia
217 Visualizações 1 Total
217 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.