Gondomar (Porto)

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Apresentação da cidade e município de Gondomar

Gondomar é um município português localizado no distrito do Porto, na região norte e Área Metropolitana do Porto. É um dos municípios mais populosos da Área Metropolitana do Porto, com cerca de 168 027 habitantes, de acordo com os censos de 2011, estando dividido em 7 freguesias em 131,86 km² . O município é limitado a oeste pelo Porto, a sudoeste por Vila Nova de Gaia, a nordeste por Valongo e Paredes, a noroeste pela Maia, a sueste por Penafiel e Castelo de Paiva e a sul por Arouca e Santa Maria da Feira.

As sete freguesias do concelho de Gondomar são: Baguim do Monte, a União das Freguesias de Fânzeres e S. Pedro da Cova, a União das Freguesias de Foz do Sousa e Covelo, a Lomba, a União das Freguesias de Melres e Meda, Rio Tinto e a União de Freguesias de Gondomar (S. Cosme), Valbom e Jovim.

História de Gondomar

Gondomar tem no seu território vários vestígios e achados que revelam as raízes da vivência humana neste local desde a pré-história. A exploração das minas de ouro nas proximidades e a posição do “Crasto” comprovam a presença dos romanos nestas terras.

Atribui-se a denominação “Gondomar” ao rei visigodo Gundemaro, que em 610 ali teria fundado um couto. Gondomar recebeu o primeiro foral em 1193, de D. Sancho I, que mais tarde foi confirmado pelo rei D. Afonso II através das Inquirições. O monarca “fez honra de Gondomar” a D. Soeiro Reymondo que ali tinha um solar. No reinado de D. Manuel I é outorgado o segundo foral ao município, em 1515.

Ao longo dos anos existiram várias modificações ao estatuto e à demarcação de algumas localidades que atualmente correspondem às atuais freguesias. Em 1991 Gondomar ascende a cidade, acontecendo o mesmo com Rio Tinto em 1995. Em janeiro de 2005 Valbom também ascendeu à categoria de cidade.

Património e natureza

No que se refere ao património edificado, destacam-se em Gondomar os seguintes locais: Quinta de Montezelo, Igreja Matriz de Gondomar, Igreja Matriz de Rio Tinto, Quinta da Bandeirinha e Cavalete do Poço de São Vicente.

Paralelamente, Gondomar é constituído por um mosaico de espaços verdes que dão cor ao concelho. Na zona mais urbana destaca-se o Parque Urbano da Quinta das Freiras, em Rio Tinto, que tem uma área aproximada de 4,5 hectares, e o Monte Crasto, com um belo miradouro a 194 metros de altitude sobre as cidades do Porto e Vila Nova de Gaia. Numa área mais rural existe o Parque de Merendas de Covelo (remodelado em 2007), o Parque de Merendas de Travassos e as praias de Marecos, Moreira e Lomba.

Gastronomia

A gastronomia de Gondomar é fortemente marcada pela proximidade com o rio Douro e com as tradições piscatórias. O sável e a lampreia são dois dos produtos mais marcantes, presentes nas ementas entre janeiro e abril em Lampreia à Bordalesa, Arroz de Lampreia, Sável no Espeto ou Açorda de Milharas. É durante esta época do ano que se organiza a Festa do Sável e da Lampreia, que atrai muitos visitantes ao concelho.

Geminações

Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município de Gondomar celebrou os seguintes Protocolos de Geminação:

  • 26 de Abril de 1981 – Gondomar, Galiza (Espanha)
  • 04 de Outubro de 1986 – Feyzin (França)
  • 30 de Outubro de 1993 – Barton (Inglaterra)
  • 12 de Julho de 2001 – Praia, Ilha de Santiago (Cabo Verde)

Brasão

simbolo

O brasão do concelho é de negro, com o coração de filigrana de ouro esmaltado de azul, acompanhado por uma grinalda de oito espigas de trigo em ouro, sustidas e folhadas do mesmo. A coral mural é de prata de cinco torres, com listel branco com as palavras MUNICÍPIO DE GONDOMAR a negro.

Municípios do Distrito do Porto

Amarante Baião Felgueiras Gondomar Lousada
Maia Marco de Canaveses Matosinhos Paços de Ferreira Paredes
Penafiel Porto Póvoa de Varzim Santo Tirso Trofa
Valongo Vila do Conde Vila Nova de Gaia
354 Visualizações 1 Total
354 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.