Póvoa de Varzim (Porto)

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Apresentação da cidade e município de Póvoa de Varzim

Póvoa de Varzim é uma cidade portuguesa no distrito do Porto, região Norte e sub-região da Área Metropolitana do Porto. É sede de um município com 82,21 quilómetros quadrados e 63 408 habitantes, de acordo com os censos de 2011, estando dividido em 7 freguesias. O município situa-se numa planície costeira arenosa, entre os rios Douro e Minho.

Póvoa de Varzim é limitado a norte por Esposende, a nordeste por Barcelos, a leste por Vila Nova de Famalicão e a sul por Vila do Conde. Na zona poente tem a costa do oceano Atlântico.

História da cidade

O nome Póvoa de Varzim deriva de Póvoa, que significa pequeno povoado. Ali, em 1308, D. Dinis mandou edificar um pequeno povoado. Varzim deriva de Euracini, senhor da totalidade ou parte das terras.

As primeiras populações ter-se-ão fixado no território da Póvoa de Varzim há 4000 ou 6000 anos atrás. Em 900 a.C. a instabilidade da região levou à fundação de uma cidade amuralhada, a Cividade de Terroso, que criou rotas de comércio marítimo com as civilizações da antiguidade.  No seu apogeu esta cidade teria cerca de 12 mil metros quadrados e centenas de habitantes.

No período romano, Viriato, que liderava os Lusitanos, impediu o crescimento do Império para o norte do rio Douro. Contudo, após o seu assassinato, ficou aberto o caminho para a conquista e, nos anos seguintes, Decimus Junus Brutus avançou pela região e tomou a Cividade de Terroso, deixando-a em ruínas. Com a queda do Império Romano, povoações de origem sueva fixaram-se na zona envolvente.

A cidade emergiu com o desenvolvimento da pesca e do processamento de peixe, constituindo as bases da economia local. No século XI a indústria pesqueira e os campos férteis levaram à disputa pelo território. O município foi criado em 1308, com o foral de D. Dinis. Pouco depois foi colocada na dependência do mosteiro de Santa Clara de Vila do Conde e só com o foral de D. Manuel, em 1514, conseguiu novamente ser autónoma.

Património natural e edificado

O principal património natural da Póvoa de Varzim são os cerca de 12 quilómetros ininterruptos de praias de areia dourada, que formam enseadas, divididas por rochedos. Estas praias, como a Redonda, Salgueira, Lagoa, Santo André e Rio Alto, são afamadas pelas suas águas ricas em iodo.

O Monte de São Félix, com vistas panorâmicas sobre a cidade, é um dos locais mais populares. Este é um monte religioso com uma igreja no sopé e outra no cume e um escadatório ajardinado pela encosta do monte.

Relativamente a património edificado é importante mencionar: a Igreja Românica de S.Pedro de Rates, a Cividade de Terroso, os Paços do Concelho, a Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição, o Aqueduto e vários pelourinhos.

No que concerce aos museus municipais, são vários os que preservam o património histórico-cultural da cidade, nomeadamente o Museu Municipal de Etnografia e História da Póvoa de Varzim, o Núcleo Interpretativo da Cividade de Terroso e o Eco-Museu de S. Pedro de Rates.

Gastronomia

A gastronomia da Póvoa de Varzim reflete a combinação entre o mar e a terra, destacando-se os produtos hortícolas da agricultura e os peixes. Nos vários restaurantes da cidade é possível experimentar pratos como Pescada à Poveira, Caldeirada de Peixe, Arroz de Sardinhas. Nas sobremesas o ex-libris local é a Rabanada Poveira.

Brasão da cidade

PVZ2

O brasão da Póvoa de Varzim é de azul, com uma cruz nodosa de ouro, terminada inferiormente por dois braços de âncora de prata, rematada em cima por um anel do qual cai um rosário de ouro, ladeando a haste de cruz dos dois lados e entrelaçando-se no seu pé. No cimo encontra-se um sol de ouro à esquerda e uma meia-lua de prata deitada à direita. A coroa mural é de cinco torres de prata. Em baixo a inscrição em listel branco de PÓVOA DE VARZIM.

Municípios do Distrito do Porto

Amarante Baião Felgueiras Gondomar Lousada
Maia Marco de Canaveses Matosinhos Paços de Ferreira Paredes
Penafiel Porto Póvoa de Varzim Santo Tirso Trofa
Valongo Vila do Conde Vila Nova de Gaia
290 Visualizações 1 Total
290 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.