População

Conceito de população, os diferentes tipos de definição associados a diferentes áreas de intervenção, o tamanho que pode atingir….

População – conceito

população

população

População é um termo que pode apresentar diversos significados consoante o âmbito em que é abordado. Este termo surge em áreas tão divergentes como a Biologia, a Sociologia, a Geografia ou mesmo a Estatística. As diferentes áreas centram-se em diferentes tipos de população sendo que este texto se centrará particularmente nas comunidades Humanas.

Diferentes conceitos:

Em Biologia, a população corresponde ao conjunto de indivíduos da mesma espécie que vivem num mesmo habitat, durante o mesmo período de tempo, e possuem a capacidade de se reproduzirem entre si, dando origem a descendência fértil.

O tamanho da população pode variar, podendo existir apenas alguns indivíduos ou ser constituída por milhares de indivíduos, com sexos diferentes, pois se todos os indivíduos forem do mesmo sexos, estes são incapazes de se reproduzir e logo não formam uma população.

Na Estatística, uma população corresponde ao grupo de indivíduos com características semelhantes do qual será retirada uma amostra, que será analisada e cujo resultado irá ser posteriormente generalizado, isto é, o conjunto de todos os elementos ou resultados a serem investigados.

Geografia/Sociologia:

A ciência que estuda a população humana designa-se por demografia. Neste contexto o conceito corresponde ao conjunto de pessoas que vivem num determinado local, durante um determinado período de tempo.

A geografia faz o seu estudo através da sua vertente de geografia humana, estudando a distribuição da população pela superfície terrestre e os acontecimentos que a fazem aumentar ou diminui, de uma forma resumida, o seu crescimento natural.

O crescimento natural é uma forma de medir o seu desenvolvimento, isto é, se o crescimento for positivo significa que a população se encontra em crescimento, mas se este for negativo esta está a decrescer.

A sua dimensão é determinada através de censos que visão identificar o numero de habitantes de uma cidade, vila ou aldeia, as condições de vida em que vivem, assim como as faixas etárias, o grau de escolarização, a percentagem de homens e mulheres e as religiões que praticam. Os censos auxiliam na identificação identidade cultural de uma população.

Tamanho da população:

população

população

Uma população pode ser estudada tendo em conta vários fatores, como o sexo, a idade (faixa etária), a mortalidade e a natalidade. Esta é afetada pela perda de indivíduos seja porque estes morreram (taxa de mortalidade), ou porque os indivíduos partiram dessa população indo para outra (emigração). Por outro lado pode ser afetada pelo aumento do numero de indivíduos, seja pelo nascimento (taxa de natalidade), seja pela entrada de novos indivíduos (imigração).

Neste caso, ao contrario da definição biológica que obriga os indivíduos a serem férteis e a originar descendência fértil, o ser humano pode não ser fértil ou mesmo não gerar descendência fértil devido, por exemplo a fatores ambientais, no entanto, continuam a ser considerados membros de uma população.

O crescimento populacional é geralmente maior nos países em desenvolvimento, devido aos benefícios que as famílias adquirem por ter mais filhos e pelo facto dos seus membros não possuírem conhecimentos a nível de controlo de natalidade.

Os países considerados desenvolvidos apresentam um crescimento populacional mais baixo, pois há uma tendencial para ter filhos mais tarde e em menor quantidade.

População Mundial:

população mundial

população mundial

Atualmente estima-se que a população mundial ronda os 8 biliões de pessoas. Número extremamente elevado quando se pensa na proporção de recursos disponíveis no planeta para suportar todos os seres vivos e não apenas os seres humanos.

O crescimento populacional tem aumentado de forma quase exponencial desde a revolução industrial, devido aos avanços médicos e as melhores condições de vida que foram surgindo. No entanto, têm surgido diversas epidemias, guerras e pandemias que auxiliam no seu controlo.

No futuro, espera-se que a população mundial atinja um pico máximo e comece a diminuir gradualmente até um nível mais estável e sustentável para o planeta, devido a fatores económicos, devido a condições de saúde ou possivelmente por razões ambientais.

363 Visualizações 1 Total

References:

Fortuna, Carlos (1981). Para Uma Sociologia Da População. Um Comentário À Demografia. Revista Crítica De Ciências Sociais Nº6

Freitas, Patrícia Ponte De (2014). Geografia Da População: Novas Abordagens E Possibilidades De Estudo. VII Congresso Brasileiro De Geógrafos. Anais Do VII CBG – ISBN: 978-85-98539-04-1

Arroteia, Jorge Carvalho (2016). Portugal XXI: Questões De Geografia Da População. Estudos Gerais De Monte Redondo.

Dantas, Eugénia Maria (2011). Geografia Da População. 2º Edição. Universidade Federal Do Rio Grande Do Norte – UFRN. Natal. Brasil. ISBN:978-7273-876-7

363 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  Biologia
  •  Economia
  •  História
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática