Irião Ocidental

O que é o Irião Ocidental (ou Irian Barate); qual a sua história; localização, dimensão geográfica e demografia do Irião Ocidental…

O que é o Irião Ocidental

Irião Ocidental (ou Irian Barate) é a região mais a ocidente da ilha da Nova Guiné, a qual é uma província da Indonésia desde 1 de maio de 1963. O território da província ocupa uma superfície de 420.540 km2 e possui uma população estimada de cerca de 4,5 milhões de pessoas, grande parte dos quais papuas, um grupo étnico diferente dos nativos das restantes ilhas ocidentais da Indonésia. Atualmente, e após várias mudanças de nome, a designação oficial deste território é Nova Guiné Ocidental.

Devido às diferenças étnicas, esta região (que na altura tinha a designação oficial de Nova Guiné Holandesa) não foi incluída no acordo de transferência de soberania das possessões holandesas no sudeste asiático para a Indonésia, realizada a 27 de dezembro de 1949. Concordou-se nessa altura que o seu futuro devia ser decidido mediante negociações a realizar nos 12 meses seguintes, negociações essas que não permitiram chegar a qualquer acordo. Em 1951 a ONU convida holandeses e indonésios a reatar as negociações mas nada de conclusivo se conseguiu. Três anos mais tarde, em novembro de 1954, os holandeses acusam a Indonésia de violar o seu território ao enviar tropas para o Nova Guiné Holandesa. Em abril de 1955, na Conferência Afro-Asiática que reuniu países africanos e asiáticos, foi defendido que a soberania sobre o território devia ser entregue à Indonésia. Após essa conferência, e depois de as Nações Unidas terem tomado conta, a título interino, da administração formal do território, em outubro de 1962 foi entregue à Indonésia e, em maio do ano seguinte, é transformado numa das suas províncias. Em 1969, e após uma votação apelidada de ‘Ato de Livre Escolha’, supervisionada por um representante nas Nações Unidas, ficou decidido que o território permaneceria indefinidamente sob a jurisdição da Indonésia.

Atualmente muitos contestam a soberania indonésia sobre a parte ocidental da ilha, defendendo o direito à autodeterminação dos seus habitantes.

265 Visualizações 1 Total
265 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.