Covilhã (Portugal)

Apresentação da cidade portuguesa da Covilhã

Apresentação da cidade portuguesa da Covilhã, uma cidade que pertence ao distrito de Castelo Branco e que se localiza na zona Centro de Portugal Continental e que é a ‘porta’ da Serra da Estrela.

Covilhã (Portugal)

 

FOTO

(ainda não temos fotografia da localidade… ajude-nos enviando uma ou mais fotos desta localidade para que possamos colocar neste espaço… deverá ser uma fotografia da sua autoria e não deverá possuir direitos de autor… pode enviar para geral@knoow.net)

.

FICHA DA LOCALIDADE

Localidade: Covilhã
Classificação:  Cidade e sede de concelho
População: 51. 797 habitantes (censos de 2011)
País: Portugal

Distrito: Castelo Branco

Concelho: Covilhã

Freguesia: Covilhã

 
 
.
.
. .
.

A Covilhã é uma cidade portuguesa que se localiza e pertence ao distrito de Castelo Branco que é, por sua vez, um distrito português que pertence à província da Beira Baixa que atualmente é designada e conhecida como Região do Centro e Região das Beiras. A cidade da Covilhã está inserida na província da Beira Baixa e na Região do Centro de Portugal Continental assim como na sub-região das Beiras e da Serra da Estrela, sendo assim, digamos, a ‘porta’ da Serra da Estrela, um dos pontos turísticos de interesse e da região e claro, do país de Portugal. A cidade e concelho da Covilhã divide-se entre cinco freguesias totais e são elas as seguintes: Covilhã e Canhoso, Teixoso e Sarzedo, Cantar-Galo e Vila do Carvalho, Boidobra e Tortosendo. O concelho da Covilhã tem cerca de 555,60km2 de área total do concelho e de 51 797 habitantes segundo os sensos do ano de 2011 e está subdividido em vinte e uma freguesias. As freguesias do concelho da Covilhã são: Aldeia de São Francisco de Assis, Barco e Coutada, Boidobra, Cantar-Galo e Vila do Carvalho, Casegas e Ourondo, Cortes do Meio, Covilhã e Canhoso, Dominguizo, Erada, Ferro, Orjais, Paul, Peraboa, Peso e Vales do Rio, São Jorge da Beira, Sobral de São Miguel, Teixoso e Sarzedo, Tortosendo, Unhais da Serra, Vale Formoso e Aldeia do Souto e Verdelhos. O município da Beira Baixa e da Região da Beiras está limitado a Norte pelos municípios das cidades de Seia e de Manteigas, a Nordeste pela cidade e município da Guarda, a Este pela cidade de Belmonte, a Sul pela cidade do Fundão e a Oeste pela Pampilhosa da Serra e pela cidade de Arganil. O orago da cidade da Covilhã é o Santo Tiago e o feriado municipal da cidade é comemorado no dia vinte do mês de outubro. A cidade da Covilhã é a cidade portuguesa que se encontra mais próxima do ponto mais alto de Portugal Continental, a Serra da Estrela (a Torre). A cidade da Covilhã foi destaque no jornal Expresso no ano de 2007 a propósito de um estudo elaborado por essa publicação sobre a qualidade de vida nas cidades portuguesas e as conclusões.

Património natural e edificado da cidade da Covilhã

A cidade da Covilhã tem vários pontos turísticos de interesse a nível cultural e histórico sejam esses mesmos locais monumentos ou locais edificados assim como espaços verdes e de carácter natural. São exemplos de património natural e edificado da cidade da Covilhã:

– A Igreja de Santa Maria Maior: que é uma igreja que cujo estilo arquitetónico predominante é p estilo Barroco e que tem como característica principal o facto de a fachada do edifício e da igreja em si estar coberta por azulejos.

– A Igreja de São Francisco: que é uma igreja que cujo estilo arquitetónico predominante é o estilo gótico e que curiosamente pertenceu ao antigo Convento de São Francisco, que lhe deu o nome pela qual é conhecida nos dias de hoje.

– A Igreja da Misericórdia da Covilhã: que é uma igreja com estilo maneirista e que se situa no centro da cidade da Covilhã.

– A Capela de São João de Malta, a Capela Românica de S. Martinho e a Capela do Calvário

– A Torre de São Tiago: que se consegue avistar de qualquer ponto da cidade da Covilhã.

– A Real Fábrica dos Panos, a Muralha da Covilhã e o Monumento a Nossa Senhora da Boa Estrela.

– O Museu de Arte Sacra da Covilhã, o Museu dos Lanifícios, o Museu de Arte e Cultura da Covilhã, o Museu do Queijo e o Centro Interpretativo da Cereja.

Alguns serviços e curiosidades da cidade da Covilhã

  • Desporto:

A cidade da Covilhã conta a nível desportivo com o clube de futebol Sporting da Covilhã que ao todo conta com quinze presenças na Primeira Liga de Futebol Portuguesa e que já se sagrou finalista da Taça de Portugal de futebol. Nos dias de hoje o Sporting da Covilhã disputa a segunda liga portuguesa e tem também camadas jovens. Além deste clube, na cidade da Covilhã existem ainda três clubes que se dedicam à prática de Atletismo e são eles o Estrela Campo da Aviação FC, o Penta Clube da Covilhã e o CCD Leões da Floresta.

  • Educação:

No que toca à questão da Educação e do Ensino na cidade da Covilhã existem escolas do 2º e 3º ciclo do Ensino Básico, existem escolas de Ensino Secundário, escolas de Ensino Profissional e para a vertente Artística e a conhecida instituição de ensino superior Universidade da Beira Interior, também conhecida por UBI.

  • Comunicação Social da cidade:

A cidade da Covilhã é servida por um jornal cuja distribuição é gratuita e que se dá pelo nome de ‘Já Agora’. O jornal tem uma tiragem de cerca de 14 mil exemplares por edição e a sua distribuição é feita porta a porta nas caixas do correio dos moradores da zona urbana da cidade, de quinze em quinze dias. A rádio local é a Rádio Covilhã e há ainda o Tribuna Desportiva, um suplemento com carácter semanal sobre todas as modalidades desportivas da região.

Brasão da cidade da Covilhã

Covilhã (Portugal)

O Brasão da cidade da Covilhã tem como cor predominante o azul com uma estrela de seis raios de prata que está carregada com um rodízio vermelho realçado em ouro. O brasão tem ainda uma faixa ondeada de prata e a coroa mural de cinco torres também em prata. No listel branco está inscrito “Cidade da Covilhã” a negro e envolvendo o pé e flancos das armas estão as insígnias das Ordens de Cristo e do Mérito Industrial que estão por sua vez suspensas nas fitas.

Acordos de Geminação

A cidade da Covilhã tem acordos de Geminação com alguns locais e cidades portuguesas e estrangeiras, entre eles, os seguintes:

– Blumenau, Brasil

– Bestett, França

– Roubaix, França

– Trelew, Argentina

– Santarém, Portugal

– Oeiras, Portugal

– Madalena, Portugal

– Laleia, Timor Leste

– Praia, Cabo Verde

397 Visualizações 2 Total
397 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.