Serra da Estrela, Portugal

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

A Serra da Estrela localiza-se na região do Centro (Região das Beiras).  É a cadeia montanhosa onde se podem encontrar as maiores altitudes de Portugal Continental. Integra o Parque Natural da Serra da Estrela e é a segunda montanha mais alta de Portugal.

Serra da Estrela em Portugal

Caracterização da Serra da Estrela

Esta serra, com orientação nordeste/sudoeste, localiza-se entre a Beira Alta e a Beira Baixa. É uma formação granítica que faz parte do Sistema Central Divisório da Península Ibérica (Cordilheira Central), que prolonga para Portugal as serras espanholas de Guadarrama, Gredos e Gata, e do subsistema designado sistema montanhoso Montejunto-Estrela. É uma zona de paisagem integrada no Parque Natural da Serra da Estrela, a maior área protegida em solo português. A zona foi constituída a 16 de julho de 1976.

O Planalto Central é dominado pela Torre, o seu ponto mais elevado, e pelas elevações rochosas Cântaro Magro e Cântaro Gordo. Na Estrela nascem os rios Mondego, Zêzere e Alva, o que faz desta serra um importante local do ponto de vista hidrológico. Esta é a segunda montanha mais alta de Portugal e a mais alta de Portugal Continental.

A serra situa-se maioritariamente no distrito da Guarda (85 por cento da área), tendo também uma pequena área de 15 por cento no distrito de Castelo Branco. Deste modo, insere-se nos municípios de Guarda, Manteigas, Gouveia, Seia, Celorico da Beira e Covilhã.

Em tempos antigos na serra praticava-se a transumância.

Dados Gerais

Coordenadas: 40° 19′ 18.8″ N 7° 36′ 46.5″ O

Altitude máxima: 1993 metros

Localização: Portugal

Cordilheira: Sistema Montejunto-Estrela

461 Visualizações 1 Total
461 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.