Região de Turismo do Centro de Portugal

Localizada, como o próprio nome indica, no centro de Portugal e fazendo fronteira a Norte com a Região de Turismo do Porto e Norte de Portugal, a Sul com a Região de Turismo do Alentejo e Ribatejo e a Região de Turismo de Lisbooa, a Oeste com o Oceano Atlântico e a Este com Espanha, esta é uma das regiões turísticas portuguesas com uma maior variedade de pontos de Interesse. O slogan promocional desta região é: “Um país dentro do país”.

Estão incluídos nesta região os distritos de Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco e mais Centrorecentemente o distrito de Leiria (anteriormente tinha uma entidade própria “Turismo de Leiria/Fátima”) e alguns concelhos (a norte) do distrito Santarém.

Nesta região podemos encontrar uma enorme variedade de praias, de vilas tipicamente piscatórias (destacamos Esmoriz, Costa Nova, Figueira da Foz, Vieira de Leiria e Nazaré), Termas naturais para tratamentos (Monte Real, S. Pedro do Sul, Termas do Cró, entre outras), assim como rica em zonas naturais protegidas onde podemos encontrar uma enorme variedade de praias fluviais. Aqui mais uma vez destacamos o contraste entre o Litoral e o Interior de serras como a do Caramulo, Lousã e Serra da Estrela (sendo a mais conhecida e de maior altitude em Portugal continental) de onde provém o tão aclamado Queijo da Serra e a raça Cão Serra da Estrela. É também nesta região que se encontra a conhecida “Veneza portuguesa”, a cidade de Aveiro, assim como a Ria de Aveiro, riquíssima em biodiversidade.

É no interior desta região que encontramos a aldeias mais típicas portuguesas como Belmonte (provavelmente a terra Natal do Descobridor do Brasil – Pedro Alvares Cabral), Surtelha, Castelo Mendo, Piódão e Monsanto.

Por fim não podíamos deixar de referir que é nesta região que está inserida a Cidade da Paz – Fátima- e o Santuário de Nossa Senhora do Rosário, um dos locais que mais turistas recebe todos os anos, e reconhecida mundialmente devido às aparições marianas ocorridas em 1917 a 3 pequenos pastores.

A sede desta região de turismo está localizada na Ria de Aveiro, possuindo delegações nas cidades de Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Óbidos, Covilhã e Viseu.

1397 Visualizações 2 Total
1397 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.