Região de Turismo do Porto e Norte de Portugal

Encontramos nesta região, a mais antiga de Portugal e a primeira a fazer parte do Reino de Portugal, um vasto e riquíssimo património tanto material como imaterial. Fazendo fronteira com Espanha (norte e este), e banhada a litoral (oeste) pelo Oceano Atlântico, ocupa várias regiões e como próprio indica tem o Porto como prinPorto e Nortecipal destino turístico a nível de city breaks. Outro dos pontos de interesse desta região e que a torna reconhecida mundialmente é a região demarcada do Douro, em que os seus vinhos levam o nosso nome além fronteiras, falamos claramente do Vinho do Porto e das suas históricas caves.

Esta é uma região que ocupa principalmente os distritos de Viana do Castelo, Braga, Bragança Vila Real e Porto, sendo bastante notório o contraste entre o Litoral e Interior, o primeiro bastante desenvolvido e o segundo bastante rústico. A sua paisagem é dominada por Serras e Vales mas também por praias no seu litoral. Destaca-se aqui o Rio Douro onde podemos apreciar as mais belas paisagens de portugal mas, encontramos a nível de rios nesta região, o Rio Minho e o Rio Lima.

Outro ponto interessante nesta região é que foi numa das cidades que a compõem que nasceu o reino de Portugal, na Cidade de Guimarães. É, também, nesta zona, que se encontra a mais antiga vila portuguesa, Ponte de Lima.

Resumidamente os seus principais pontos de interesse são: As caves do Douro em Vila Nova de Gaia (Vinho do Porto), as quintas vinhateiras, e cidades como Guimarães (Berço de Portugal), Bragança, Porto (Património da Humanidade), Vila Nova de Foz Coa (reconhecida devido principalmente às suas gravuras rupestres), Vila Real (não deixar de visitar a Casa Mateus), Viana do castelo, Braga (a sua Sé é riquíssima e é considerada a cidade dos Bispos e não se deve deixar de visitar o Santuário do Bom Jesus, é ainda considerada a Capital Europeia da Juventude), Chaves, Bragança, Miranda do Douro (realce para a língua Mirandesa), Santa Maria da Feira, e as aldeias e vilas históricas de Arcos de Valdevez, Ponte de Lima, Rio de Onor, Figueira de Castelo Rodrigo, Torre de Moncorvo, Boticas, entre outras. Destaque ainda para o Parque Natural da Peneda-Gerês mesmo junto à fronteira com Espanha.

Relativamente à sede desta região, a mesma encontra-se na cidade de Viana do Castelo possuindo ainda delegações nas cidades de Braga, Bragança, Chaves, Guimarães e Porto.

 

1118 Visualizações 2 Total
1118 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.