Serra do Gerês, Portugal

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

A Serra do Gerês é a segunda maior elevação de Portugal Continental, com um cume que atinge 1545 metros de altitude. Localiza-se no norte de Portugal, incluída no Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Caracterização da Serra do Gerês

O Gerês é uma cadeira granítica que se estende de nordeste para sudoeste, ao longo de 35 quilómetros, entre a Fonte Fria e o rio Caldo. Esta é a segunda maior elevação de Portugal Continental, com um cume que atinge 1545 metros de altitude,no Alto do Borrageiro. A serra situa-se entre os rios Homem e Cávado, fazendo parte do sistema montanhoso da Peneda-Gerês. Além disso, está incluída na área do Parque Nacional da Peneda-Gerês, o único parque nacional em território português.

Além do seu ponto mais alto, a 1545 metros, a serra tem outros picos de relevo:

  1. Cume dos Carris (1507 metros de altitude)
  2. Pico da Cabreira (1534 metros de altitude)
  3. Altar dos Cabrões (1544 metros de altitude).

Existem vestígios de características geomorfológicas de origem glaciar de baixa altitude nesta serra, assim como blocos erráticos, moreias e pequenos circos glaciários em locais como a Lagoa do Marinho, o Alto do Vale do Vez e Couce.

Esta é uma serra com uma rica fauna e flora. No Gerês a vegetação está dividida por três zonas de altitude: até aos 1200 metros predominam os castanheiros, azevinhos, medronheiros e pilriteiros; entre os 1200 e os 1400 metros encontramos teixos, vidoeiros e pinheiros nórdicos; e acima dos 1400 metros as árvores dão lugar a pequenos arbustos e ao zimbro.

Gerês e rio Caldo

Dados Gerais

Coordenadas: 41° 49′ 25″ N 8° 2′ 26″ O

Altitude máxima: 1545 metros

Localização: Norte de Portugal

Cordilheira: Sistema Peneda-Gerês

 

272 Visualizações 2 Total
272 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.