Serra da Peneda, Portugal

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

A Serra da Peneda localiza-se no Parque Nacional da Peneda-Gerês. É uma das maiores elevações em Portugal, registando 1314 metros de altitude no seu ponto máximo.

Caracterização da Serra da Peneda

Localizada no sistema montanhoso Peneda-Gerês, no Parque Nacional da Peneda-Gerês, a Serra da Peneda eleva-se na sua quota máxima a 1314 metros de altitude. Esta serra é composta por um conjunto vasto de montanhas: 

  • Outeiro Alvo a 1314 metros
  • Fojo/Alto da Costa a 1290 metros
  • Penameda a 1268 metros
  • Aguieira/Chá da Matança a 1215 metros
  • Couto do Osso a 1184 metros
  • Vido a 1175 metros

Na zona envolvente da Peneda estão as Serras do Laboreiro, do Soajo e a Amarela, que também integram o Parque Nacional.

A região é dominada pela paisagem granítica. Aqui podemos encontrar azevinho, carvalho, pinheiro, medronheiro e várias espécies de arbustos, como a urze e a giesta.

Em termos de espécies, esta é uma região por excelência para as aves de rapina (águia real, águia de asas redondas, mocho, coruja, falcão e gavião), mas também para o lobo, o gato bravo, a raposa, a corça, o javali, a perdiz, a galinhola, o coelho e a lebre.

Aves de rapina na Serra da Peneda

Esta é uma região em que a prática de trilhos é muito procurada pelos turistas, como por exemplo o Trilho Castrejo e o Trilho Curro da Velha, em Castro Laboreiro. Além disso, a Serra da Peneda tem também várias aldeias pitorescas e características que atraem visitantes, como é o caso de Castro Laboreiro, a aldeia da Peneda e Lamas de Mouro.

Dados Gerais

Coordenadas: 41° 43′ N 8° 09′

Altitude máxima: 1314 metros

Localização: Norte, Portugal

Cordilheira: Peneda-Gerês

437 Visualizações 1 Total
437 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.