Serra do Soajo, Portugal

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

A Serra do Soajo é a sexta serra mais alta de Portugal Continental, atingindo 1416 metros de altitude. Localiza-se nos concelhos de Arcos de Valdevez, Melgaço e Monção.

Caracterização da Serra do Soajo

Com 1416 metros de altitude e 768 metros de proeminência topográfica, a Serra do Soajo é a sexta mais alta serra de Portugal Continental, localizando-se entre Arcos de Valdevez, Melgaço e Monção, no distrito de Viana do Castelo, no Alto Minho.

A Serra do Soajo faz parte do Parque Nacional da Peneda-Gerês. O seu ponto mais alto, conhecido por pico da Pedrada, é também o ponto mais alto do distrito de Viana do Castelo. A uma altitude de 300 metros ergue-se a povoação do Soajo. O povoamento desta área remonta ao século I. Na vila de Soajo destacam-se as antas, o pelourinho e o famoso conjunto de espigueiros. Este é um local onde os vestígios da presença antiga se fundem com a paisagem. Esta é também uma área muito procurada para a prática de trilhos pedestres e pelas suas cascatas e lagoas. 

Em termos de flora, esta serra do Alto Minho é marcada pelo carvalho-negral. Já no que à fauna diz respeito, destaca-se o lobo, o javali, a raposa e o urso-pardo.

Serra do Soajo

Dados Gerais

Coordenadas: 41° 55′ 47″ N 8° 17′ 31″ O

Altitude máxima: 1416 metros

Localização: Arcos de Valdevez, Melgaço e Monção

504 Visualizações 1 Total
504 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.