Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
Apresentação da vila e município de Castelo Branco
Castelo Branco é um município português localizado no distrito de Castelo Branco, na região do Centro e sub-região da Beira Baixa. É um município com 56 109 habitantes, de acordo com os censos de 2011, com 19 freguesias em 1 438,19 km². O município é limitado a norte pelo Fundão, a leste por Idanha-a-Nova, a sul por Espanha, a sudoeste por Vila Velha de Ródão e a oeste por Proença-a-Nova e Oleiros.
As 19 freguesias do concelho de Castelo Branco são Alcains, Almaceda, Benquerenças, Castelo Branco, Cebolais de Cima e Retaxo, Escalos de Baixo e Mata, Escalos de Cima e Lousa, Freixial e Juncal do Campo, Lardosa, Louriçal do Campo, Malpica do Tejo, Monforte da Beira, Ninho do Açor e Sobral do Campo, Póvoa de Rio de Moinhos e Cafede, Salgueiro do Campo, Santo And´re das Tojeiras, São Vicente da Beira, Sarzedas e Tinalhas.
História
A origem do nome “Castelo Branco” não é certa, embora a hipótese mais provável é a de que se refira à antiga cidade de Cateleucos, cidade fundada pelos cartagineses em honra da deusa Leucoteia.
Castelo Branco terá tido a sua origem no local de um castro pré-romano situado no cimo da Colina da Cardosa.
Durante o período da Reconquista Cristã, em 1165, a região da Egitânia foi doada por D. Afonso Henriques aos Templários. Mais tarde, o monarca ordenou à Ordem que recolhesse a Tomar. Em 1186 foi destacada do termo da Covilhã uma propriedade conhecida como Herdade da Cardosa onde existia uma povoação no cimo de uma colina. A povoação da Herdade da Cardosa tinha o nome de Moncarche. Em 1213 esta povoação recebeu o foral de Pedro Alvito, mestre Templário.
Em 1535 a vila de Castelo Branco adquiriu o título de Notável de D. João III.
Património natural e edificado
Em relação aos espaços verdes deste concelho podemos destacar o Jardim do Paço, o Parque da Cidade, uma zona de lazer e o Geoparque Naturtejo.
Em termos de património edificado civil pode visitar:
- Casa de Alcains
- Solar dos Goulões
- Edifício da Câmara Municipal de Castelo Branco
- Casa do Arco do Bispo
- Chafariz de São Marcos
- Edifício do Governo Civil de Castelo Branco
- Pelourinho de São Vicente da Beira
- Pelourinho de Sarzedas
Pode ainda visitar alguns ex-libris do património religioso da cidade, nomeadamente:
- Igreja da Misericórdia de São Vicente da Beira
- Capela de Nossa Senhora da Orada
- Igreja de São Francisco de São Vicente da Beira
- Igreja de Nossa Senhora de Mércoles
- Igreja de São Miguel
- Capela do Espírito Santo
- Paço Episcopal de Castelo Branco
- Cruzeiro de Castelo Branco
Convém ainda mencionar os seguintes locais:
- Castelo de Castelo Branco
- Estação Arqueológica do Monte de São Martinho
- Troço de calçada romana de São Vicente da Beira
Gastronomia
A gastronomia deste concelho é tipicamente da Beira Baixa, com produtos oriundos da terra. Assim, é possível saborear pratos como empadas de Castelo Branco, o cabrito assado, o laburdo, o fígado de cebolada, a perdiz no forno, o cabrito recheado, a fritada e os enchidos, o ensopado de cabrito, o bucho recheado e as migas. Além disso, não deixe de provar algumas sopas típicas, como sopa de matação, a sopa de grão e a sopa de massa. Por fim, para terminar a refeição, adoce a boca com arroz doce, tigeladas, broas de mel, biscoitos de azeite, bolos de festa, borrachões, bola de Páscoa, papas de carolo, minutos e bicas.
A complementar a oferta estão os vinhos da região, de grande qualidade e muito apreciados em Portugal e no estrangeiro.
Geminações
Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou os seguintes Protocolos de Geminação:
- Umuarama (Brasil)
- Petrolina (Brasil)
- Cáceres (Espanha)
- Plasência (Espanha)
- Huambo (Angola)
- Zhuhai (China)
Brasão da cidade
O brasão da cidade é um escudo de vermelho, com um castelo de prata aberto e iluminado de negro. A coroa mural é de prata de cinco torres e o listel é branco com a legenda CIDADE DE CASTELO BRANCO a negro.
Municípios do Distrito de Castelo Branco
Belmonte | Castelo Branco | Covilhã | Fundão |
Idanha-a-Nova | Oleiros | Penamacor | Proença-a-Nova |
Sertã | Vila de Rei | Vila Velha de Ródão |