Serra da Gardunha, Portugal

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

A Serra da Gardunha é uma serra portuguesa localizada na Beira Baixa, nos concelhos de Fundão e Castelo Branco, no distrito de Castelo Branco.

Caracterização da Serra da Gardunha

A serra tem cerca de 20 quilómetros de comprimento e 10 de largura. O seu ponto máximo está aos 1227 metros de altitude, na zona conhecida por Pirâmide. Na região Centro, no distrito de Castelo Branco, a Serra da Gardunha posiciona-se entre os rios Pônsul e Zêzere. O seu nome significa, em árabe, “refúgio”.

Inicialmente a Serra da Gardunha apresenta-se com orientação aproximada de este/oeste, alongando-se depois no sentido noroeste/sudoeste. Está integrada na zona ocidental do Sistema Central Ibérico. Além do seu ponto mais elevado na Pirâmide, outros lugares de interesse na serra são a Penha Alta, com 1155 metros, o Rochedo da Pedra Selada, com 1100 metros, e o Castelo Velho, com 1110 metros.

A zona da Serra da Gardunha é de produção de cereja por excelência. Na encosta sul existem também alguns soutos de castanheiros com algum relevo para a economia e tradições locais.

Esta serra, apesar de pequena em área, tem uma diversidade biológica elevada, reunindo elementos do norte, centro e sul do país. A paisagem é marcada pelo granito, pelo xisto e pela água. Em termos de fauna destaca-se a lontra, lagarto-de-água, a salamandra lusitânica, o tartaranhão-caçador, o texugo, o lobo-ibérico, o lince e a águia-calçada. No que respeita à flora, verifica-se a existência de castinçais, carvalhais, abróteas, urzais e comunidades de montanha de Caldoneira, um endemismo ibérico. 

Serra da Gardunha

Dados Gerais

Coordenadas: 40° 10′ 39″ N 7° 20′ 26″ O

Altitude máxima: 1227 metros

Localização: Distrito de Castelo Branco, Portugal

Cordilheira: Sistema Central Ibérico

330 Visualizações 1 Total
330 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.