Castelo de Ródão

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

O Castelo de Ródão localiza-se na freguesia e concelho de Vila Velha de Ródão, no distrito de Castelo Branco, na província da Beira Baixa, em Portugal. Este castelo também é referido como o Castelo do Rei Wamba. Este ex-libris do concelho localiza-se a cerca de dois quilómetros do centro da cidade.

transferir

História do Castelo

Apesar de a sua primitiva edificação ser tradicionalmente atribuída ao rei visigótico Wamba ou Vamba, alguns autores contemporâneos acreditam que a estrutura remonta a uma atalaia da época da invasão muçulmana da Península Ibérica.

Na época da Reconquista Cristã, no século XII, esta estrutura foi reedificada, provavelmente por elementos da Ordem dos Templários.

O conjunto foi classificado como Imóvel de Interesse Público a 30 de novembro de 1993. Nessa altura a torre atalaia e a Capela de Nossa Senhora do Castelo que se encontra nas proximidades encontravam-se em estado de degradação. Desde 1998 a Associação de Estudos do Alto Tejo e a Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão lideram o desenvolvimento de um projeto que tem como objetivo requalificar e aproveitar o património local, incluindo o castelo.

Características do Castelo

O conjunto é composto por uma torre-atalaia erguida numa escarpa sobranceira ao rio Tejo, sobre as chamadas Portas de Ródão. A torre-atalaia tem planta quadrangular, popularmente denominada como torre de menagem, envolvida por uma muralha. A cerca de 150 metros ergue-se a Capela de Nossa Senhora do Castelo.

181 Visualizações 1 Total
181 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.