Penamacor, Portugal

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Apresentação da cidade e município de Penamacor

Penamacor é um município português localizado no distrito de Castelo Branco, na região do Centro e sub-região da Beira Baixa. É um município com 5 682 habitantes, de acordo com os censos de 2011, com nove freguesias em 555,54 km². O município é limitado a norte pelo Sabugal, a leste por Espanha, a sul por Idanha-a-Nova e a oeste pelo Fundão.

As nove freguesias do concelho de Penamacor são Aldeia do Bispo, Águas e Aldeia de João Pires, Aranhas, Benquerença, Meimão, Meimoa, Pedrógão de São Pedro e Bemposta, Penamacor, Salvador e Vale da Senhora da Póvoa.

História

D. Sancho I conquistou Penamacor aos muçulmanos e outorgou-lhe o foral em 1199, com a elevação a vila. Mais tarde, doou os seus domínios aos cavaleiros da Ordem do Templo na figura do mestre D. Gualdim Pais, que a fortificou. Este soberano confirmou o foral da vila em 1209.

O nome da vila terá origem num fora-da-lei que ali habitou, de nome “Macôr”. Diz-se que este salteador vivia numa caverna apelidada de Penha. Com o passar dos tempos o nome alterou-se a passou a chamar-se Pena, ficando conhecida esta terra por Penha de Macôr ou Pena Macôr.

Património edificado

Quem visita esta localidades alentejana pode visitar:

  • Igreja de Águas
  • Pelourinho da Bemposta
  • Casa do Comendador
  • Ponte da Ribeira de Meimoa
  • Casa do Teatro
  • Fortaleza e Castelo de Penamacor
  • Pelourinho de Penamacor
  • Igreja de Santo António e Claustro do Convento de Santo António
  • Santuário da Senhora da Póvoa

Gastronomia

A gastronomia tradicional de Penamacor é associada aos trabalhos na terra, à agricultura e aos produtos locais. A refeição começa pelas sopas variadas, à base de batata, couve, feijão e grão-de-bico. As carnes são estufadas ou guisadas em panelas de ferro ou em forno de lenha. Além disso, destacam-se produtos como o queijo, as azeitonas de conversa, o toucinho, os enchidos e o presunto. Na doçaria pode provar bolos de leite, arroz-doce e papas de milho.

Geminações

Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou o seguinte Protocolo de Geminação:

  • Clamart (França)

Brasão da cidade

Penamaco

O brasão da cidade é um escudo de azul, uma espada abálida e uma chave com o palhetão apontado para a ponta do escudo, ambas de prata e posta em pala, passadas e repassadas por um cordão de vermelho atado em nó de três laçadas. Em chefe um crescente de prata. A coroa mural é de prata de quatro torres e o listel é branco com os dizeres PENAMACOR a negro.

Municípios do Distrito de Castelo Branco

Belmonte Castelo Branco Covilhã Fundão
Idanha-a-Nova Oleiros Penamacor Proença-a-Nova
Sertã Vila de Rei Vila Velha de Ródão
91 Visualizações 1 Total
91 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.