Serra da Lousã, Portugal

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

A Serra da Lousã é uma serra localizada na transição do distrito de Coimbra para o de Leiria na Cordilheira Central do Sistema Montejunto-Estrela.

Caracterização da Serra da Lousã

A Serra da Lousã, entre a Beira Baixa e a Beira Litoral, integra o ramo norte da Cordilheira Central, constituída pelas serras da Estrela, Açor e Lousã, fazendo também parte do Sistema Montejunto-Estrela. O território abrange os concelhos de Miranda do Corvo, Lousã, Góis e Penela, no distrito de Coimbra, e Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos, no distrito de Leiria.

A serra tem uma orientação nordeste/sudoeste e tem 30 quilómetros de comprimento. O seu ponto mais elevado é a 1205 metros de altitude, no local conhecido por Altar de Trevim. Neste local encontra-se um dos sítios mais visitados da serra, o Baloiço do Trevim.

Na Serra da Lousã predomina o xisto, sendo cortada por vales em garganta de paredes abruptas. Aqui podemos encontrar o Penhasco das Ermidas.

Estima-se que nesta serra existam aproximadamente 3000 animais a viver em estado selvagem, uma área superior a 100 mil hectares. Entre as várias espécies de fauna e flora, destacam-se o narciso, o medronheiro, o azereiro, a salamandra-lusitânica, o guarda-rios, a trepadeira-dos-muros e a lontra. 

Rio na Serra da Lousã

Dados Gerais

Coordenadas: 40° 5′ 23″ N 8° 10′ 46″ O

Altitude máxima: 1205 metros

Localização: Distritos de Coimbra e Leiria, Portugal

Cordilheira: Cordilheira Central e Sistema Montejunto Estrela

283 Visualizações 1 Total
283 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.