Figueiró dos Vinhos, Portugal

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Apresentação da vila e município de Figueiró dos Vinhos

Figueiró dos Vinhos é um município português localizado no distrito de Leiria, na região do Centro e sub-região da Beira Litoral. É um município com 6 169 habitantes, de acordo com os censos de 2011, com quatro freguesias em 173,44 km². O município é limitado a norte pela Lousã, a leste por Castanheira de Pera e Pedrógão Grande, a sudeste pela Sertã, a sul por Ferreira do Zêzere, a oeste por Alvaiázere, Ansião e Penela e a noroeste por Miranda do Corvo.

As quatro freguesias do concelho de Figueiró dos Vinhos são Aguda, Arega, Campelo e Figueiró dos Vinhos e Bairradas.

História

Os primeiros vestígios de ocupação humana deste território remontam à Idade do Bronze Final, estando documentados no referenciado Castro da Serra do Castelo, um espaço que conheceu os efeitos da Romanização e da presença islâmica. No século XII encontramos as primeiras fontes escritas em que é referido o território, primeiro com o registo da Doação da Herdade do Pedrógão em 1135 e mais tarde com a concessão por D. Pedro Afonso de Carta de Foral aos concelhos de Arega e Figueiró. O concelho recebeu foral do infante D. Pedro Afonso em 1204.

Figueiró recebeu novo foral a 16 de abril de 1514 por D. Manuel I.

Património

O património edificado e natural do concelho inclui:

  • Pelourinho de Aguda
  • Igreja de São João Baptista
  • Casa conhecida por O Casulo
  • Torre da Cadeia Comarcã
  • Convento de Nossa Senhora do Carmo dos Carmelitas Descalços
  • Casal de São João
  • Praia Fluvial das Fragas de S. Simão
  • Praia Fluvial de Aldeia Ana de Aviz

Gastronomia

Os rios que atravessam este concelho – Ribeira de Alge e rio Zêzere – proporcionam a utilização de peixes do rio na gastronomia tradicional, como por exemplo achigã, boga, carpa, barbo e trutas. Além disso, também se destacam pratos tradicionais de borrego e cabrito. Na doçaria pode provar doces conventuais ricos em ovos e amêndoa, como castanhas doces, pingos de tocha, queijinhos do céu, biscoitos de manteiga, broinhas de casamento e pão-de-ló.

Geminações

Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou os seguintes Protocolos de Geminação:

Brasão da cidade

Figueirov

O brasão da cidade é um escudo de ouro com um cacho de uvas de prata, assente no folhado de verde e sustido do mesmo, acantonado por quatro folhas de figueira, também de verde. A coroa mural é de prata de quatro torres e o listel é branco com os dizeres VILA DE FIGUEIRÓ DOS VINHOS a negro.

Municípios do Distrito de Leiria

Alcobaça Alvaiázere Ansião Batalha Bombarral
Caldas da Rainha Castanheira de Pera Figueiró dos Vinhos Leiria Marinha Grande
Nazaré Óbidos Pedrógão Grande Peniche Pombal
Porto de Mós

 

127 Visualizações 1 Total
127 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.