Castanheira de Pera, Portugal

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Apresentação da vila e município de Castanheira de Pera

Castanheira de Pera é um município português localizado no distrito de Leiria, na região do Centro e sub-região da Beira Litoral. É um município com 3 191 habitantes, de acordo com os censos de 2011, com apenas uma freguesia em 66,78 km². O município é limitado a nordeste por Góis, a sueste por Pedrógão Grande, a oeste por Figueiró dos Vinhos e a noroeste pela Lousã.

Castanheira de Pera é um dos seis municípios de Portugal que apenas tem uma freguesia. Esta freguesia – União das Freguesias de Castanheira de Pera e Coentral – corresponde à totalidade do território do concelho.

História

A grafia deste concelho é baseada na origem do nome da localidade, que deriva de pedra e não de pêra (fruto da pereira). Até meados do século XIX o nome da localidade era Castanheira de Pedrógão.

As origens de Castanheira de Pera remontam a tempos antigos, apesar de o primeiro documento conhecido com referência aos nomes de povoações do atual concelho datar de 1467. Este documento corresponde a uma sentença de Afonso V sobre os baldios do Coentral.

Castanheira de Pera pertenceu à freguesia de Santa Maria de Pedrógão. Em 1502 foi fundada a freguesia com este nome e em 1691 a freguesia do Coentral. De 1895 a 1899 Castanheira e Coentral pertenceram ao concelho de Figueiró dos Vinhos, quando Pedrógão Grande foi extinto. Em 1899 um decreto restaurou o concelho de Pedrógão e Castanheira e Coentral voltaram a pertencer a este concelho.

Dada a importância social e económica de Castanheira, o concelho pretendia desanexar-se de Pedrógão. A criação formal do concelho foi publicada no Diário do Governo a 17 de Junho de 1914 e a 4 de julho desse ano foi fundado o concelho de Castanheira de Pera.   

Património

O concelho de Castanheira de Pera tem como principais elementos de património:

  • Casa do Nevoeiro
  • Capela Antiga de Pera
  • Casa do Soares
  • Lagar do Corga
  • Museu Casa do Tempo
  • Santo António da Neve

A região é também muito procurada pelas suas praias fluviais, destacando-se a Praia Fluvial do Poço Corga e a Praia Fluvial das Rocas.

No património natural podemos ainda mencionar a Ribeira de Pera e a Ribeira das Quelhas.

Gastronomia

A gastronomia local apresenta uma grande variedade, com destaque para os seguintes pratos: cabrito assado, trutas de escabeche, sarrabulho, queijo e requeijão, arroz de cabidela de cabrito, bolos de erva doce e o mel de urze típico da Serra da Lousã.

Geminações

Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou o seguinte Protocolo de Geminação:

  • Leimen (Alemanha) a 04 de julho de 1993

Brasão da cidade

Castanhe

O brasão da cidade é de prata, com um castanheiro folhado e frutado de sua cor, saído de um terrado de verde, realçado de negro, cortado por três faixas ondadas de prata e de azul. O tronco do castanheiro é acompanhado por dois rodízios de pás, em pala, de vermelho. A coroa mural é de quatro torres de prata e o listel é branco com os dizeres VILA DE CASTANHEIRA DE PERA a negro.

Municípios do Distrito de Leiria

Alcobaça Alvaiázere Ansião Batalha Bombarral
Caldas da Rainha Castanheira de Pera Figueiró dos Vinhos Leiria Marinha Grande
Nazaré Óbidos Pedrógão Grande Peniche Pombal
Porto de Mós
120 Visualizações 1 Total
120 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.