Góis, Portugal

Apresentação do município de Góis: história, demografia, características geográficas, património natural e edificado, gastronomia e brasão

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Apresentação da vila e município de Góis

Góis é um município português localizado no distrito de Coimbra, na região do Centro e sub-região do Pinhal Interior Norte. É um município com 4260 habitantes, de acordo com os censos de 2011, estando dividido em quatro freguesias em 263,30 km². O município é limitado a norte por Arganil, a leste por Pampilhosa da Serra, a sudoeste por Pedrógão Grande e Castanheira de Pera, a oeste pela Lousã e a noroeste por Vila Nova de Poiares.

As quatro freguesias do concelho de Góis são Alvares, Cadafaz e Colmeal, Góis e Vila Nova do Ceira.

História do concelho de Góis

Segundo o relato do Padre António Carvalho da Costa, em 1708, no seu livro, a vila de Góis foi mandada povoar por D. Anião Estrada, fidalgo ilustre natural das Astúrias e companheiro do Conde D. Henrique. A terra foi dada por D. Afonso Henriques a D. Anião Estrada em 1170.

D. Manuel I concedeu o foral à vila a 20 de maio de 1516.

Património

Como património civil este concelho tem:

  • Pedra Letreira 
  • Ponte sobre o rio Ceira
  • Capela hexagonal 
  • Edifício dos Antigos Paços do Concelho
  • Solar Beirão da Quinta da Capela
  • Igreja Matriz

Gastronomia

A gastronomia deste concelho do distrito de Coimbra inclui sabores tradicionais que têm sido passados de geração em geração. Da época do Outono destaca-se a castanha e o mel. A 1 de novembro organiza-se no concelho a Feira da Castanha e do Mel, que permite provar estes produtos e conhecer os produtores locais. Além disso, Góis tem como produtos típicos o queijo de cabra ou ovelha e a broa de milho.

Como pratos típicos podemos destacar a sopa de castanhas, o cabrito assado, a chanfana, o bucho recheado e a tibornada. Na doçaria pode provar arroz doce e bolo doce de Góis.

Geminações

Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou os seguintes Protocolos de Geminação:

  • São Paulo (Brasil)
  • Ravnesburg (Alemanha)
  • Oroso (Espanha)

Brasão da cidade

Brasão de Góis

O brasão da cidade é um escudo de ouro, com uma ponte de três arcos de negro realçada de prata, ladeada de dois cômoros de penhascos de verde realçados a negro e nevados de prata. A ponte saínte de cinco faixas ondadas, três de azul e duas de prata e encimada por um pinheiro de verde frutado de negro, com realces de ouro, troncado de negro. A coroa mural é de prata de quatro torres e o listel é branco com os dizeres VILA DE GÓIS a negro.

Municípios do Distrito de Coimbra

Arganil

Cantanhede Coimbra Condeixa-a-Nova Figueira da Foz
Góis Lousã Mira Miranda do Corvo Montemor-o-Velho
Oliveira do Hospital Pampilhosa da Serra Penacova Penela Soure
Tábua Vila Nova de Poiares
175 Visualizações 1 Total
175 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.