Soure, Portugal

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Apresentação da vila e município de Soure

Soure é um município português localizado no distrito de Coimbra, na região do Centro e sub-região do Baixo Mondego. É um município com 19 245 habitantes, de acordo com os censos de 2011, com dez freguesias em263,91 km². O município é limitado a norte por Montemor-o-Velho, a nordeste por Condeixa-a-Nova, a leste por Penela, a sudeste por Ansião, a sul por Pombal e a oeste pela Figueira da Foz.

As dez freguesias do concelho de Soure são Alfarelos, Degracias e Pombalinho, Figueiró dos Vinhos, Gesteira e Brunhós, Granja do Ulmeiro, Samuel, Soure, Tapéus, Vila Nova de Anços e Vinha da Rainha.

Este é um dos poucos municípios de Portugal territorialmente descontínuos. Soure é um caso específico, uma vez que a descontinuidade deste concelho é dupla e deve-se à descontinuidade territorial de duas das suas freguesias: Degracias e Pombalinho.

História

Apesar de não existirem dados que revelem o início da ocupação humana neste território, existem vestígios históricos que permitem perceber que este concelho foi ocupado durante o Neolítico e o período do Império Romano.

O documento escrito mais antigo que refere Soure data de 1043 e assinala a doação ao Convento da Vacariça de um mosteiro que ali possuíam os irmãos João, Sisnando, Ordonho e Soleima.

Já em junho de 1111 o Conde D. Henrique e a rainha D. Teresa concederam o foral à vila, documento onde se estipulavam os privilégios fiscais com o objetivo de atrair e fixar as populações.

Durante o período da Reconquista Cristã esta localidade teve um papel estratégico, nomeadamente o seu castelo. Em 1128 D. Teresa doa o Castelo de Soure à Ordem dos Templários, doação que foi confirmada em 1129 por D. Afonso Henriques.

A 13 de fevereiro de 1513 D. Manuel outorgou novo foral à vila.

Património edificado

Em termos de património edificado podemos mencionar os seguintes locais:

  • Castelo de Soure
  • Igreja da Misericórdia
  • Quinta de São Tomé
  • Pelourinho de Vila Nova de Anços

Gastronomia

Quem está de visita por este concelho do distrito de Coimbra pode provar as tradicionais bolachas de azeite, o pão-de-ló e o queijo de Soure.

Geminações

Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou os seguintes Protocolos de Geminação:

  • Soure (Brasil) a 13 de janeiro de 1994
  • Dienheim (Alemanha) a 13 de janeiro de 1994
  • Neuville-de-Poitou (França) a 02 de março de 1993

Brasão da cidade

Soure

O brasão da cidade é um escudo de vermelho, com uma águia de voo de ouro, realçado de negro, bicada e sancada de negro. Em chefe, um sol de ouro e um crescente de prata. A coroa mural é de prata de quatro torres e o listel é branco com os dizeres VILA DE SOURE a negro.

Municípios do Distrito de Coimbra

Arganil Cantanhede Coimbra Condeixa-a-Nova Figueira da Foz
Góis Lousã Mira Miranda do Corvo Montemor-o-Velho
Oliveira do Hospital Pampilhosa da Serra Penacova Penela Soure
Tábua Vila Nova de Poiares
91 Visualizações 1 Total
91 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.