Penela, Portugal

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Apresentação da vila e município de Penela

Penela é um município português localizado no distrito de Coimbra, na região do Centro e sub-região do Pinhal Interior Norte. É um município com 5 983 habitantes, de acordo com os censos de 2011, com quatro freguesias em 132,49 km². O município é limitado a norte por Miranda do Corvo, a leste por Figueiró dos Vinhos, a sudoeste por Ansião, a oeste por Soure e a noroeste por Condeixa-a-Nova.

As quatro freguesias do concelho de Penela são Cumeeira, Espinhal, Podentes, São Miguel, Santa Eufémia e Rabaçal.

História

Penela, na encosta poente de um monte entre as cotas 230 e 290 metros, localizava-se na estrada romana que ligava Coimbra a Tomar. Etimologicamente o termo é um diminutivo de “peña”, “pena” ou “penha”, cujo significado remete para cabeço, monte ou rochedo.

Estudos aos vestígios existentes no concelho permitem perceber que na origem do Castelo de Penela esteve um primitivo castro lusitano aproveitado quando aconteceu a invasão romana na Península Ibérica. Além disso, a história da localidade está associada à passagem de outros povos, nomeadamente Vândalos, Muçulmanos e das tropas de Fernando I de Leão.

No âmbito da formação da nacionalidade a povoação recebeu o seu primeiro foral em julho de 1137 por D. Afonso Henriques. Em 1187 D. Sancho I deu nova vida a Penela, mandando-a repovoar e reparar o seu castelo.

Património edificado e natural

Em termos de património edificado no concelho de Penela destacam-se os seguintes locais:

Este é também um concelho com uma importante riqueza natural em que se destaca:

  • Vale do Rabaçal
  • Monte de Vez
  • Grutas Espeleologia
  • São João do Deserto – Serra do Espinhal
  • Serra do Espinhal
  • Represas Naturais da Louçainha – Serra do Espinhal
  • Cascata da Pedra da Ferida – Serra do Espinhal

Gastronomia

Penela é uma região com uma gastronomia saborosa, diversificada e rica de tradições em que é impossível não provar o Mel da Serra da Lousã DOP, o Queijo Rabaçal DOP, a Aguardente de Medronho, as nozes, os vinhos, chícharo e enchidos.

Em termos de pratos tradicionais destaca-se o cabrito ou borrego assados no forno e acompanhados por grelos, a chanfana de cabra com batata cozida e os aferventados. Para adoçar a boca tem ao dispor arroz doce, merendeiras e argolas de Penela.

Geminações

Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou os seguintes Protocolos de Geminação:

  • Morconne (Itália)
  • Ormesson Sur Marne (França)
  • Neuviller-La-Roche (França)
  • Maâgherani (Roménia)
  • Stara Skofia Loka (Eslovénia)

Brasão da cidade

Penela

O brasão da cidade é um escudo de prata, com uma torre torreada de azul e iluminada do campo, sobre um monte de penhascos, de negro, realçados de verde. A torre acompanhada de dois ramos de três espigas de trigo, atados de vermelho, em ponta. A coroa mural é de prata de quatro torres e o listel é branco com os dizeres PENELA a negro.

Municípios do Distrito de Coimbra

Arganil Cantanhede Coimbra Condeixa-a-Nova Figueira da Foz
Góis Lousã Mira Miranda do Corvo Montemor-o-Velho
Oliveira do Hospital Pampilhosa da Serra Penacova Penela Soure
Tábua Vila Nova de Poiares
127 Visualizações 1 Total
127 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.